Nestlé quer chegar ao consumidor

Leia em 2min 20s

A multinacional Nestlé lançou em 2005, um projeto denominado 'Nestlé Até Você', em que kits com biscoitos e iogurtes são vendidos diretamente aos moradores em alguns bairros periféricos do município de São Paulo.

 

O sucesso do formato de vendas diretas atrai a atenção de grandes empresas. A multinacional Nestlé lançou em 2005, um projeto denominado 'Nestlé Até Você', em que kits com biscoitos e iogurtes são vendidos diretamente aos moradores em alguns bairros periféricos do município de São Paulo.

 

Na região de Heliópolis, na capital paulista, um microdistribuidor é responsável pelo recebimento dos produtos, desenvolvimento de catálogos de venda, promoção de convenções e outras atividades de suporte com os revendedores. O objetivo é vender diretamente ao consumidor, reduzindo custos exigidos por supermercados. Segundo a companhia, a venda de produtos da marca é feita por seis revendedoras que obtêm, em média, R$ 600 mensalmente, conforme o tempo de dedicação à atividade. Segundo a Nestlé, são vendidos cerca de 10 mil potes de iogurte e 2 mil pacotes de biscoitos  por mês. A diferença de preço pago na porta de casa  pelo consumidor  em comparação com o da mercadoria adquirida no mercado é inferior a 10%.

 

Segundo a empresa, o modelo de negócio é desenvolvido praticamente em todas as áreas da cidade de São Paulo, abrangendo zonas Norte, Sul, Leste e Oeste, com microdistribuidores que atuam nos bairros das classes C, D e E e em outros municípios das regiões Sul e Sudeste, com a participação de 150 microdistribuidores e 6 mil revendedores.  A Nestlé já levou o projeto para Alagoas, Ceará, Pará, Paraíba e Pernambuco. Os planos são de expandir para o Centro-Oeste em 2010.

 

A multinacional tentou lançar o projeto na favela de Paraisópolis, que tem 80 mil habitantes, mas não encontrou interessados. Segundo o ex-vereador José Rolim, líder comunitário local, há muitas exigências para ser um distribuidor. "A Nestlé é muito rigorosa e está correta pois a venda direta é um meio de acabar com o monopólio dos grandes supermercados. Os revendedores não queriam garantir a inadimplência", diz. 
Na região, em um raio de 7 km, há 13 mercados e hipermercados de bandeiras como Extra, Pão de Açúcar, CompreBem, Assai, Carrefour, Walmart e Makro. Rolim afirma que não há mais mercados pequenos. "Foram engolidos pelos grandes."

 

O distribuidor ganharia uma comissão sobre as vendas, mas teria que abrir uma pequena empresa, alugar um galpão e garantir o pagamento das mercadorias. E ninguém se interessou. Para Rolim, o consumidor perdeu a chance de comprar os produtos a um preço mais acessível.  Mas ele mantém esperança de o projeto ainda decolar em Paraisópolis.

 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Celular é nova fronteira do marketing

O último relatório divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) mostro...

Veja mais
Alta na venda de lácteos da Danone no 3o tri supera estimativas

O grupo de alimentos francês Danone informou que cortes de preços e publicidade ajudaram a acelerar a recup...

Veja mais
Quase pronta a decoração das lojas para o Natal

Para shoppings, grandes companhias e hotéis, já é Natal há semanas. E para as prestadoras de...

Veja mais
Danone planeja gastar 1 bi de euros na compra de empresas

Alimentos: Intenção da multinacional é adquirir companhias de pequeno e médio porte em pa&ia...

Veja mais
J&J usa experiência do Brasil para entrar em novos mercados

Estratégia: Companhia integra centros de tecnologia para desenvolver produtos para países emergentes &nbs...

Veja mais
Custo para instalar condomínios logísticos e galpões sobe no Brasil

O mercado de galpões industriais e condomínios logísticos tem despertado o interesse de diferentes ...

Veja mais
Cremes com jeito de receita de bruxa chegam ao varejo

Cremes de beleza com ingredientes insólitos, e até mesmo repugnantes, como baba de escargot, veneno de ser...

Veja mais
Whirlpool corta custo

A fabricante americana de eletrodomésticos Whirlpool Corp, a maior do setor no mundo, registrou um lucro trimestr...

Veja mais
Pão chinês

O Grupo Bimbo, o maior fabricante de pães do mundo, está buscando novas aquisições na China ...

Veja mais