Para shoppings, grandes companhias e hotéis, já é Natal há semanas. E para as prestadoras de serviços que preparam a decoração, a data toma conta do ano inteiro. Tudo o que foi projetado já começou a ser montado nos shoppings durante a madrugada. Até o início de novembro, corredores e lojas apresentarão o cenário adequado para receber os que chegarão em busca do Papai Noel.
Os negócios da Cecilia Dale, grife de decoração e presentes, dividem-se em três: o setor de atacado, o de shoppings e o de varejo. Para driblar os possíveis efeitos negativos da crise financeira, a gerente de marketing da rede de lojas, Paola Dale, afirma que o número de clientes aumentou – mas o valor individual dos pedidos diminuiu. "As pessoas ficaram mais receosas para comprar. Mesmo assim, em razão do crescimento dos negócios, haverá alta de até 10% nas vendas, em comparação ao Natal de 2008. Já o varejo terá alta de 15%", diz Paola. Na área de shoppings, ela passa as noites preparando a decoração do Pátio West Plaza. "Os frequentadores verão flores nas árvores de Natal, personagens da Vila Sésamo e temas inspirados na marca Coca-Cola. Os ursos brancos e dourados vão chamar a atenção", conta.
Aliás, esse também é o tema do Shopping Pátio Higienópolis: os ursos. "É o segundo ano que o Higienópolis aposta nos ursos para alegrar o Natal. Cada empreendimento tem o seu estilo próprio. Outros shoppings preferem mudar a cada data", diz Paola.
Desde janeiro – A artista plástica Suzy Gheler começou a planejar o Natal de 2009 do Shopping Center Norte em janeiro. "A decoração será inaugurada no próximo dia 7 de novembro. Até lá, vou praticamente 'morar' no Center Norte, para que tudo fique pronto a tempo. Serão necessárias cerca de 120 pessoas para o serviço de serralheria, adereços e montagem, por exemplo."
O tema do Center Norte é um circo politicamente correto–, já que não terá animais. "O Brasil quase não sentiu os efeitos da crise financeira. Neste ano, foram feitos novos contratos. A expectativa é de que, no ano que vem, as vendas cresçam 100% em relação ao Natal de 2009. A decoração 2009 do Center Norte será adaptada e colocada em dois shoppings do interior de São Paulo.
Muitos projetos natalinos começam a ser desenvolvidos em janeiro.A diretora comercial da Cipolatti, Ana Cipolatti, diz que as encomendas para este Natal cresceram 8% em relação à data de 2008. Dos 180 clientes da empresa, 105 são shoppings. "A expectativa não era grande. O aumento nos negócios foi surpresa", detalha Ana. "Há uma concorrência muito grande entre os shoppings. Quem caprichar, vai atrair mais clientes para as compras. Mas, neste ano, houve muita negociação – os clientes pediram desconto. Tradicionalmente, os contratos são fechados em agosto. Em 2009, alguns foram finalizados neste mês."
Segundo a empresária, neste Natal, a tendência está mais "ousada". "Os tons, por exemplo, misturam lilás, rosa e verde claro. Mas existem, também, combinações monocromáticas, só com tons de dourado, ou da cor vinho."
A Cipolatti vai montar 180 projetos em espaços internos e externos, em 16 estados brasileiros e três países. Ao todo, a empresa desenvolveu cerca de 400 temas natalinos.
Veículo: Diário do Comércio - SP