Todos os itens da linha branca que tiveram redução na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) concedida pelo governo federal desde abril registraram queda de preço, de acordo com pesquisa da FGV divulgada ontem.
As máquinas de lavar roupas tiveram redução de preço de 7,64% entre abril e outubro -a maior verificada nessa linha de produtos. Já o preço de refrigeradores e de freezer caiu 6,45%, e o de fogões, 2,77%. A variação acumulada do IPC-10 (Índice de Preços ao Consumidor) nesse período foi de 2,18%.
Para André Braz, economista da FGV responsável pela pesquisa, o aumento do crédito e da massa salarial pode amortecer o potencial de ampliar a redução no valor desses eletrodomésticos.
O governo federal prorrogou a redução do IPI, que acabaria hoje, até o final de janeiro, mas escalonou o corte na alíquota de acordo com a eficiência energética dos eletrodomésticos medida pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial).
Em contrapartida, os varejistas vão contratar funcionários temporários num total de 10% a 15% de seus quadros, segundo a presidente do IDV (Instituto de Desenvolvimento do Varejo), Luiza Helena Trajano.
Apesar da divulgação de novas alíquotas, o consumidor que quiser comprar um eletrodoméstico vai encontrar, nas próximas semanas, o desconto atual do IPI.
Segundo as redes Carrefour, Walmart, Extra, Ponto Frio e Casas Bahia, os preços cobrados hoje para a linha branca serão mantidos até o fim dos estoques.
Veículo: Folha de S.Paulo