O teste dos cremes anticelulite

Leia em 6min 30s

Sessenta mulheres experimentaram por dois meses seis cosméticos que prometem reduzir os furinhos. Os cremes, comparados pela Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor), apresentaram resultados discretos; fabricantes dizem que existe comprovação científica da eficácia dos seus produtos

 

O produto que teve o melhor desempenho surtiu efeito em 65% das voluntárias, sendo que a redução na celulite foi de 16%, segundo a pesquisa; todas as marcas usadas provocaram redução de medidas

 

Cremes anticelulite não fazem milagre, é claro. Mas podem, sim, melhorar o aspecto e a textura da pele alterada por esses detestados depósitos de gordura no tecido subcutâneo.

 

A Pro Teste (Associação Brasileira de Defesa do Consumidor) comparou a eficácia dos cremes das marcas Avon, L'Oréal, Natura, Nivea, O Boticário e Vichy. Segundo a pesquisa, o produto com melhor desempenho foi o Vichy Liposyne, que já saiu de linha, mas ainda é encontrado em farmácias.

 

De acordo com o teste, 65% das voluntárias que usaram o creme da Vichy por 60 dias tiveram redução média de 16% da celulite, contra menos de 10% de redução observada com o creme da Natura, que teve o segundo melhor desempenho.

 

Segundo a química Marina Jakubowski, 29, pesquisadora da Pro Teste responsável pela avaliação, o motivo para o bom resultado do creme da Vichy é a alta concentração dos princípios ativos com as funções de penetrar na camada da pele onde fica a celulite, quebrar a gordura, ajudar a eliminar líquidos e tonificar a pele. "Outros cremes têm muitos ingredientes, mas em concentrações baixas", diz a pesquisadora.

 

O produto com pior avaliação foi o da Boticário. De acordo com a responsável pelo teste, depois de usarem esse creme as voluntárias com celulite mais profunda sofreram uma multiplicação dos buraquinhos na pele, em vez da suavização que era esperada. "Ele quebra os grandes acúmulos de gordura em depósitos menores, mas não reduz o volume. Só seria adequado para quem está no primeiro grau do problema, quando a celulite só aparece se a pele for pressionada", afirma a química.

 

Redução de medidas

 

Um efeito colateral benéfico dos cremes foi a redução de medidas. O Renew Clinical Tri-Laser Corretor, da Avon, eliminou dois centímetros no diâmetro das coxas das mulheres. A média de redução de medida alcançada com os seis produtos foi de um centímetro.

 

A Pro Teste fez uma ressalva em relação aos textos estampados nas embalagens de todos os produtos avaliados. Esses textos, em geral, citam pesquisas que teriam comprovado a eficácia do cosmético. Mas, segundo a associação, os testes feitos pelas empresas se baseiam em questionários respondidos por voluntárias, o que a Pro Teste considera "subjetivo".

 

Na pesquisa da Pro Teste foram usados aparelhos para medir a celulite nas mulheres.
A entidade também submeteu as voluntárias a questionários, para provar que as respostas não correspondem aos resultados numéricos. Todos os cremes foram avaliados de maneira muito parecida nos questionários, embora os resultados de cada marca tenham sido muito diferentes nas medições realizadas por aparelhos.

 

As empresas foram procuradas pela reportagem, e afirmaram que fazem testes científicos com os seus produtos.
Para a química responsável pelo teste, a aplicação de cremes anticelulite pode funcionar como um "tratamento de choque" para melhorar o aspecto da pele, mas o mais importante é manter a alimentação balanceada e usar hidratantes, massageando a pele e estimulando a circulação.

 

Saiba como foi feita a pesquisa

 

Os seis produtos avaliados foram selecionados no mercado levando em conta a distribuição no varejo nacional, a importância das empresas no mercado de vendas diretas e a existência de rede de lojas próprias. O rótulos dos cremes foram analisados para verificar se continham as informações exigidas por lei.
O teste foi feito com voluntárias. Cada produto foi usado por dez mulheres, nas duas coxas, por dois meses, duas vezes por dia. As voluntárias foram instruídas a aplicar o creme fazendo massagem na perna, em direção aos gânglios linfáticos, para potencializar o efeito dos produtos.

 

Foram feitas medições nos corpos das voluntárias, antes e depois dos dois meses de uso dos cremes, com um aparelho que registra imagens em 3-D, para calcular o volume da celulite. O efeito hidratante dos produtos também foi verificado. As pernas das voluntárias foram medidas com fita métrica antes e depois do período de testes, para verificar a perda de medidas. Todas as mulheres que participaram da avaliação tinham celulite e sobrepeso nas áreas avaliadas. As que tiveram variação de peso maior do que três quilos durante o tempo do teste foram descartadas.

 


Fabricantes rebatem com suas pesquisas

 

O Boticário informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que está surpreso com os resultados e que avaliará os itens apontados no teste. "Acreditamos na qualidade e eficácia do BodyActive", afirma a nota enviada pela empresa, que diz ainda que todos os produtos passam por testes de segurança e eficácia para comprovar sua qualidade.
A Nivea afirma que o creme Bye Bye Celulite foi testado por mais de cem mulheres, com acompanhamento de técnicos, por oito semanas, e que os resultados mostraram aumento de maciez na pele e redução dos sinais da celulite. Segundo a empresa, os testes foram aprovados pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

 

A Nivea afirma ter medido melhoria da hidratação, aspereza, elasticidade e aparência da pele, registrada por documentação digital e visual. Também foi feita avaliação por questionários, que, segundo a fabricante, é um método considerado científico.
Sobre a avaliação da Pro Teste, a empresa afirma que não teve acesso integral ao documento e a detalhes da metodologia. Portanto, não pode avaliar o resultado apresentado. "A empresa realiza estudos para todos os lançamentos, que objetivam garantir a eficácia e segurança das formulações", afirma a nota da fabricante.

 

A Avon afirma, por meio de nota, que os resultados de testes apresentados na embalagem do creme Renew Clinical Tri-Laser foram observados em avalições clínicas com acompanhamento de dermatologistas independentes, questionários e análises dos ingredientes. A empresa diz que acompanhou voluntárias de testes clínicos por 12 semanas, considerando os resultados satisfatórios para celulite e estrias. Segundo a Avon, as medições foram feitas com o aparelho Bio Mechanical Tissue Characterization, em mulheres com celulite moderada.

 

A Natura diz que fez testes de eficácia com o creme Chronos Bio Redutor usando instrumentos para medir os resultados, questionários e avaliação clínica de um dermatologista. "Ao contrário do relatado na análise da Pro Teste, os resultados dos testes científicos estão comunicados na rotulagem e nos veículos de comunicação da Natura", afirma a nota enviada à reportagem. Sobre a baixa eficácia do creme na redução de medidas, observada pela avaliação da Pro Teste, a empresa afirma que seus testes comprovam uma redução média de 2,8 cm, chegado a até 4,1 cm. "A Natura desenha seus experimentos de forma a fazer uso das melhores metodologias e incluir voluntários que melhor representem os seus consumidores."

 

A Vichy e a L'Oréal enviaram nota afirmando que não receberam os resultados do teste e que não conhecem a instituição que realizou as avalições e os seus critérios. "Todas as informações contidas na embalagem do produto foram comprovadas por testes com metodologias reconhecidas e aceitas pela Anvisa."

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

GP vai deixar a Hypermarcas

Recursos da venda de ações devem ser usados para capitalizar outras empresas do grupo, como a Magnesita &...

Veja mais
Justiça libera venda de produtos nas farmácias

A polêmica em torno da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anv...

Veja mais
Preço de máquina de lavar cai 7,6% com IPI menor, diz FGV

Todos os itens da linha branca que tiveram redução na alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Indus...

Veja mais
Rede de supermercados começa a vender caixões

A maior rede varejista do mundo, a Wal-Mart, começou a vender caixões em seu website.   A rede, que...

Veja mais
Johnson & Johnson deve cortar até 7% de força de trabalho global

A Johnson & Johnson cortará cerca de 6% a 7% de sua força de trabalho global, entre 7 mil e 8 mil vaga...

Veja mais
A difícil vida dos facilitadores dentro das organizações

Eles são os responsáveis pela adequação dos espaços às pessoas e suas necessid...

Veja mais
Drogal abre filiais no interior do Estado

O varejo de medicamentos e perfumaria continua em busca de pontos para expansão, com a concorrência no seto...

Veja mais
Estrada sem conservação eleva custo em 28%

A má qualidade das estradas brasileiras provoca aumento médio de 28% no custo do transporte rodoviá...

Veja mais
Preço do leite pago ao produtor continua a desabar

Os preços pagos pelo litro do leite ao produtor já caíram cerca de R$ 0,10 desde a segunda quinzena...

Veja mais