O setor de varejo foi beneficiado em outubro pela proximidade do fim da redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para os produtos de linha branca, que acabou sendo prorrogada até o fim do ano para os produtos de baixo consumo energético.
De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade de Comércio, a atividade varejista subiu 1,3% no mês passado, na comparação com setembro. A alta foi influenciada pelo segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que avançou 1,1% no período.
Em relação a outubro do ano passado, o índice avançou 7,1%, na maior alta para este tipo de comparação desde os 7,5% de dezembro de 2008. O principal destaque na comparação com outubro do ano passado foi o setor de veículos, motos e peças, com crescimento de 20,4%, seguido pelo segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática, que subiu 12,2%.
A maior queda na comparação com outubro do ano passado foi do segmento de material de construção, com recuo de 18,2%.
A Serasa Experian considerou o resultado de outubro atípico em função da influência da expectativa da não prorrogação do benefício fiscal para a linha branca.
No ano, o indicador registra crescimento de 4,7%, liderado pelo setor de móveis, eletroeletrônicos e informática, com alta de 10,3%. Em seguida, destaca-se o setor de veículos, motos e peças (4,4%). Os únicos segmentos que apresentaram queda foram o de combustíveis e lubrificantes (-1,9%) e o de material de construção (-14,8%).
Veículo: Valor Econômico