Panetones: um dos sabores do Natal

Leia em 3min 10s

Agora é oficial: o Natal está chegando. Isso pode ser provado pela decoração das lojas e pela presença ostensiva dos panetones em diversos pontos de venda – supermercados, padarias, docerias. Como é difícil resistir ao produto e os consumidores parecem dispostos a colocar a mão no bolso, os fabricantes  apostam na produção.

 

A padaria Palma de Ouro, no centro de São Paulo, começou a produção de panetones há 20 dias. As vendas estão indo bem, mas devem "pegar fogo" daqui a um mês, de acordo com o chefe dos confeiteiros do estabelecimento, Wellington Geraldo Rodrigues. "No ano passado, foram fabricados 9 mil panetones. Este ano, o número subirá para 12 mil. Os preços na Palma de Ouro são um pouco mais salgados em relação aos vendidos pelas grandes marcas. Mas os clientes acham que vale a pena. As opções vão do produto  tradicional,  com frutas, ao de chocolate, passando pelo trufado e o brigatone, com recheio de brigadeiro", detalha Rodrigues. Para ele, as vendas devem ter aumento de até 40% neste Natal, em relação a 2008.

 

A padaria Cepam, considerada uma das maiores do Brasil, na zona leste de São Paulo, também tem expectativa positiva com a venda do panetone Village, de fabricação própria. Este, segundo o executivo da empresa, João Diogo, será o melhor da década. A produção começou um mês antes, no início de setembro. "O produto é tradicional, feito há 41 anos, e distribuído para vários pontos de varejo. As vendas devem ter  alta de 20% ", diz o executivo da Cepam, João Diogo. Com as contratações temporárias,  o total de funcionários passou  de 360 para 700.

 

A rede de padarias Letícia começou a venda de panetones há duas semanas. São cinco unidades : a mais recente foi aberta há um mês, no Morumbi. "A crise financeira atrapalhou os negócios. Alguns produtos ficaram no estoque, e foi feita uma promoção. Para este  ano, a projeção é de que um crescimento de 6% nas vendas. Um índice considerado bastante positivo", diz o gerente Edmundo da Silva Lemos.

 

Os panetones artesanais também têm lugar na cesta do consumidor. Segundo o gerente de marketing da doceria Di Cunto, Marco Alfredo Di Cunto Junior, as vendas podem ser até 15% maiores neste ano. "A novidade de 2009 é a expansão da parceria com a rede Pão de Açúcar. Os produtos serão vendidos também em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e no sul do Brasil. Esse é o resultado de uma política comercial mais agressiva", detalha Junior. Para a produção de panetones, a Di Cunto contratou temporariamente 30 pessoas.
Preferência nacional – O panetone é uma unanimidade. Uma pesquisa realizada pela empresa Nielsen mostra que o produto é apreciado nos três níveis sócio-econômicos, baixo, médio e alto. Nas classes A e B, o índice de preferência chega a 59,5%; na C, a 49%; e nas D e E, a 32,6%. O produto esteve  presente em 17 milhões de domicílios brasileiros no ano passado – meio milhão a mais do que em igual período de 2007.

 

No Brasil, os paulistas são os que mais apreciam o produto . O Estado de São Paulo concentra quase 60% do volume de vendas em volume. No País, apenas 20% dos compradores são responsáveis por metade do total vendido. Os panetones de chocolates – os conhecidos chocotones – caíram no gosto dos consumidores. A prova: o produto foi responsável por 32,7% das vendas dos fabricantes em 2007, e por 36,1% em 2008.

 


Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

Brasileiro envelhece e muda estratégia da Ever Green

Embora a estratégia da multinacional Kimberly-Clark no Brasil esteja pautada na filosofia de negócios bati...

Veja mais
Lucro das Lojas Americanas salta 444% no 3º tri, a R$ 36,5 mi

Rede de varejo traça plano de expansão e pretende abrir 400 lojas até 2013 no Norte, Nordeste e Cen...

Veja mais
IPI menor puxa vendas do varejo

O setor de varejo foi beneficiado em outubro pela proximidade do fim da redução do Imposto sobre Produtos ...

Veja mais
Redução do IPI para linha branca impulsiona varejo, afirma Serasa

A atividade varejista de outubro deste ano teve crescimento de 7,1% em relação a igual período de 2...

Veja mais
BR Malls cresce 63% e alcança lucro de R$ 30 mi em nove meses

A BR Malls Participações S.A, considerada a maior empresa de shopping centers do Brasil, anunciou ontem se...

Veja mais
Produção de plástico volta a crescer no País

As indústrias de plástico brasileiras terão aumento no faturamento bruto dos próximos anos, ...

Veja mais
Supermercados abrem vagas em Chapecó

Dois supermercados inaugurados em apenas uma semana, com a geração de 240 empregos e R$ 35 milhões ...

Veja mais
Linha branca puxa alta de 7,1% do varejo

A atividade do comércio registrou aumento de 7,1% em outubro ante igual mês do ano passado, a maior taxa de...

Veja mais
Faltam TVs de LCD nas lojas

Indústria traz monitor de avião para dar conta da maior procura   Grandes redes de varejo reclamam ...

Veja mais