A atividade varejista de outubro deste ano teve crescimento de 7,1% em relação a igual período de 2008, o maior índice de aumento anual desde dezembro, quando a alta foi de 7,5%, segundo o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, divulgado ontem.
Segundo a entidade, a proximidade do fim do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido aos produtos da linha branca - prorrogado até 31 de janeiro de 2009 para produtos de baixo consumo energético - estimulou o setor varejista em outubro. Em comparação com setembro deste ano, houve crescimento de 1,3%, com dados já ajustados sazonalmente.
O segmento de Móveis, Eletroeletrônicos e Informática avançou 1,1% mês passado ante setembro. Na mesma comparação, Veículos, Motos e Peças viu queda de 0,9%, porém registrou aumento de 20,4% na comparação com outubro de 2008. Na comparação, Móveis, Eletroeletrônicos e Informática registraram aumento de 12,2% e o segmento de Tecidos, Vestuário, Calçados e Acessórios apontou elevação de 10,6%. Já o segmento de Material de Construção apresentou queda de 18,2% ante outubro do ano passado.
Outubro ainda registrou índices mensais positivos nos Supermercados, Hipermercados, Alimentos e Bebidas.
Veículo: DCI