Segundo pesquisa realizada pelo Depec (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) do Bradesco, a maioria dos brinquedos vendidos em 2007 possuía valores entre R$ 11 e R$ 20. Do total comercializado, essa faixa de preço correspondeu a 27%.
Divulgado nesta segunda-feira (15), o estudo ainda apontou que, do outro lado do ranking, ficaram os brinquedos com preços acima de R$ 100, cuja participação foi de 11% do total vendido no ano passado.
Os brinquedos com outras variações de preço tiveram a seguinte participação no comércio: valores entre R$ 21 e R$ 30 ocuparam o segundo lugar do ranking, com 17%; já os produtos de R$ 31 a R$ 50 e aqueles de até R$ 10 ficaram ambos com 16% de participação, enquanto os brinquedos com preços de R$ 51 e R$ 100 corresponderam a 13% do total vendido.
Variação sazonal
Além de variar conforme o preço, a comercialização de brinquedos se altera de acordo com a época do ano. Segundo o levantamento, os grande ápices concentram-se no Dia das Crianças e no Natal, períodos em que as vendas alcançam, respectivamente, 35% e 31% do total vendido em um ano.
Por conta dessas duas datas comemorativas, a produção dos brinquedos é mais alta nos meses de setembro e novembro. A pesquisa analisou as produções anuais de 1996 a 2004, e cada um dos meses mencionados detiveram as maiores médias, com 15,8% e 18,5%, respectivamente.
Se for considerado o primeiro semestre, a quantidade produzida é a menor do ano todo. Em relação a este período analisado, janeiro obteve uma média de 3,8%, montante que aumenta nos meses seguintes, até chegar a 5,9% em junho.
Na tabela abaixo é possível verificar a média da sazonalidade dos brinquedos produzidos, entre 1996 e 2004:
Fonte: Abrinq (Elaboração Bradesco)
Sazonalidade da produção de brinquedos 1996 - 2004
Mês Participação
Janeiro 3,8%
Fevereiro 3,9%
Março 4,8%
Abril 4,6%
Maio 5,4%
Junho 5,9%
Julho 7%
Agosto 10,4%
Setembro 15,8%
Outubro 10%
Novembro 18,5%
Dezembro 9,9%
Novidade necessária
Os tipos de brinquedos fabricados são bastante diversificados, variando desde bonecas de panos até videogames de tecnologia avançada.
Ao todo, são produzidos cerca de 4 mil itens, geralmente desenhados no próprio Brasil, sendo que cerca de 1,5 mil novos produtos são lançados anualmente pela indústria de brinquedos.
Os lançamentos são necessários devido ao curto ciclo de vida do brinquedo, à forte concorrência e ao aspecto de consumismo do público infantil, notadamente das classes de renda mais alta, que é mais exigente por novidades.
Veículo: Portal InfoMoney