A vaca paulista não sai do brejo

Leia em 2min 50s

Na contramão da recuperação da pecuária leiteira em diversas partes do país, produção empaca em São Paulo


 
Pode ser uma contradição, mas o estado de São Paulo, cuja pecuária leiteira detém alta tecnologia, vacas de qualidade e modelo de produção intensiva, sofreu mais com a grave crise do leite que se estabeleceu a partir de 1996, que durou até 2006. Diferentemente dos estados de Minas Gerais, Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, cuja produção aumentou, em São Paulo o volume caiu de 1,7 bilhão de litros em 1998 para cerca de 1,3 bilhão de litros em 2007. Os números são do Instituto FNP.

 

Foi exatamente o sistema intensivo adotado em São Paulo que foi colocado em cheque quando a cotação do leite ao produtor desabou. Em conseqüência, a última década foi recheada de liquidações de rebanhos sofisticados, de invejável produtividade, tornando o panorama negativo nas fazendas.

 

Analistas creditam ainda o tombo na litragem captada à cultura da cana-de-açúcar, que ocupou celeremente pastos em diversas regiões do estado, e ao avanço dos reflorestamentos.

 

As liquidações de rebanho aconteciam quase toda a semana. Elas vendiam o gado, o qual, segundo as empresas leiloeiras, tomavam o rumo de outros estados, como Goiás e alguns do Nordeste, ordenhadeiras mecânicas, estábulos, tanques de resfriamento. Era porteira fechada, como ficou conhecido esse modelo de remate.

 

Segundo Sebastião Teixeira Gomes, professor da Universidade Federal de Viçosa, MG, mudança importante na produção de leite foi o seu deslocamento para regiões de menor custo de produção, o que trouxe perda de importância para regiões tradicionais e com gastos mais elevados. Ganharam relevo, diz o professor, o Triângulo Mineiro e o Alto Paranaíba, também em Minas Gerais, mais os Estados de Goiás e Mato Grosso, ficando para trás o Sul de Minas Gerais e todo o estado de São Paulo.

 

No Brasil, a pecuária evoluiu nos últimos anos. Houve incremento nas exportações de lácteos, o que serviu para melhorar cada vez mais a qualidade do leite, produtividade crescente e preços que remuneraram bem o produtor no ano de 2007. Boas cotações abriram 2008, porém, nos últimos dois meses, o preço caiu um pouco. Importante: Teixeira Gomes observa que a média geral deste ano deve suplantar a de 2007.

 

Para Jorge Rubez, presidente do Leite Brasil, mudança positiva que está acontecendo nas fazendas é que os produtores não estão mais preocupados somente com os preços, mas sim em trabalhar a atividade em consonância com os custos, que têm subido drasticamente neste ano.

 

A matéria de capa desta edição traça o cenário da pecuária leiteira brasileira, que atravessa uma fase promissora, apesar de o preço pago pelo leite ter caído. Existem expectativas de o país exportar mais de 500 milhões de dólares neste ano, contra os pouco mais de 270 milhões de dólares do ano passado. A previsão é de uma captação superior aos 30 bilhões de litros de leite, enxurrada que era esperada somente para 2010.

 

Jorge Rubez entende que, apesar dos percalços, o futuro para a pecuária de leite nacional é positivo, principalmente devido à demanda mundial por alimentos que não deverá arrefecer.
 


Veículo: Revista Globo Rural


Veja também

Pólos de rua voltam à mira do varejo

O aumento do poder de consumo da classe C, somado a uma leva de famílias que ascenderam da classe D, tem trazido ...

Veja mais
A noz da hora

Segundo levantamentos oficiais, existem 1.500 hectares plantados no Brasil, 80% dos quais no Rio Grande do Sul  A...

Veja mais
Q’Boa e Super Candida apresentam novas embalagens para linha de água sanitária e alvejantes

Indústrias Anhembi reforça o investimento em tecnologia.   A Indústrias Anhembi, respons&aa...

Veja mais
Ipem/RJ encontra irregularidades em produtos de Cosme e Damião

Técnicos da Superintendência de Produtos Pré-Medidos do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Ri...

Veja mais
Brinquedos com preço entre R$ 11 e R$ 20 são os mais procurados

Segundo pesquisa realizada pelo Depec (Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos) do Bradesco, a maioria dos ...

Veja mais
Biscoitos

  Veículo: A Notícia - SC...

Veja mais
Benefício de volta ao INSS

A Advocacia Geral da União (AGU) prepara uma ofensiva contra as empresas negligentes em relação &ag...

Veja mais
São Paulo atinge 207 mil vagas novas

Ritmo de geração de postos de trabalho em 2008 é maior do que a média nacional   A c...

Veja mais
Custo leva produtor holandês a investir mais em tecnologia

Um dos menores países da União Européia, a Holanda ocupa um território de 41,5 mil quil&ocir...

Veja mais