Enquete realizada no site da Fundação Procon-SP, entre os dias 20 de fevereiro e 11 de março deste ano, revelou que 72% dos 1.210 consumidores que responderam ao questionário não conheciam a Campanha “De Olho na Validade” - iniciativa da APAS (Associação Paulista de Supermercados) - que conta com o apoio do Procon-SP - que dá ao consumidor o direito de receber um produto gratuito caso ele encontre um item com o prazo de validade vencido no ponto de venda. Dos consumidores que afirmaram conhecer a Campanha, 30% se informaram a respeito por meio do site do Procon-SP e 26% por intermédio dos veículos de comunicação.
Ainda de acordo com o levantamento, dentre os consumidores que conhecem a Campanha, apenas 22% (76) dela participaram e destes, 26% (20 pessoas) tiveram as seguintes dificuldades em obter outro produto: falta de conhecimento do funcionário do supermercado; alegação de não haver possibilidade de troca por falta de outro item para substituição; alegação de que “o gerente não estava na loja”; solicitação para que o consumidor voltasse em outro momento para efetuar a troca; ou espera excessiva. Vale ressaltar que a APAS comprometeu-se a reforçar a comunicação interna da Campanha junto aos seus associados.
Veículo: ABC Repórter