Cliente quer mais personalização e toque humano

Leia em 2min 10s

Atributos de conveniência e praticidade podem reforçar os lucros no e-commerce, negócio que disparou nos últimos 2 anos

 

Na pandemia, o e-commerce disparou em todo o mundo e aqui no Brasil não foi diferente, principalmente no segmento dos supermercados. O especialista Aaron Cheris, partner of Bain and Company São Francisco afirmou em sua palestra na Convenção ABRAS 2022 que os supermercadistas precisam otimizar custos e aumentar a receita no formato online, investir em mídia e propaganda.

 

“O consumidor de hoje espera um nível muito maior de conveniência, personalização e propósito, o que acaba por tornar mais cara a operação do negócio do e-commerce”, comentou Cheris.

 

O cliente quer … do jeito dele

 

Individualista, pensa: para mim – o que eu quiser – onde eu quiser – quando eu quiser – como eu quiser. “Toda essa pressão reduziu as margens dos supermercados. O consumidor quer acesso conveniente, rastreabilidade, toque humano e gamificação. Tudo isso torna mais cara a operação dos negócios”, alertou o palestrante internacional.

 

Frente a esse contexto, os negócios se tornam mais difíceis e os players estão se refazendo. Os dois anos de isolamento foram importantes para o segmento. Segundo o especialista, a velocidade de evolução do e-commerce nosso Estados Unidos teve um gap de 5 anos.

 

Em muitos mercados vemos oportunidades reais para cobrar mais por serviços online

 

Cheris afirmou: “na maioria dos países, os clientes estão dispostos a pagar mais, principalmente no last mille.” Os supermercadistas precisam ficar atentos para readequar as taxas de entrega, terceirizar ao invés de construir bases de tecnologia. Há inclusive marcas que fazem parceria com Centros de Distribuição.  

 

Empresários devem melhorar a economia do carrinho de compras, agilizar e automatizar as operações e reforçar o modelo de receita. Para Aaron Cheris, a Sustentabilidade vai definir o jogo e causar o desempate. Empresa nenhuma vai ganhar o jogo não sendo sustentável.

 

Há diversas formas de se obter monetização de ativos digitais. Explore, não se acomode. As tendências e expectativas dos consumidores continuarão a evoluir e exercer maior pressão nas mercearias: foco nas compras ultra convenientes e exigência de experiências Omnichannel.

 

Os varejistas alimentícios precisam pensar em rupturas tecnológicas e seu impacto nos custos. Se um sistema de delivery ganhar força, uma comunicação entre utensílios domésticos facilitar a vida das pessoas, então eu precisarei estar conectado.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Com o código 2D, rede cearense alavanca seus negócios

Case de sucesso com nova tecnologia da GS1-Brasil foi apresentado durante Convenção da ABRAS 2022   ...

Veja mais
Conheça mais detalhes sobre a Holding ABRAS

Apresentado pelo VP de Ativos Setoriais, Rodrigo Segurado, a agenda está bem forte e alinhada para dar o suporte ...

Veja mais
Soldado Cidadão proporciona trabalho ao jovem no setor supermercadista

Parceira ABRAS e Ministério da Defesa, programa integra jovens soldados após o fim do serviço milit...

Veja mais
Tendências globais de consumo mostram um cliente mais exigente

As mudanças e transformações exige do supermercadista uma resiliência constante, afirmou...

Veja mais
Dia dos Supermercados é lançado com sucesso durante a Convenção ABRAS 2022

Importante data no calendário promocional irá criar expectativa no consumidor e aumentar as vendas nos sup...

Veja mais
Medidas econômicas inclusivas são fruto do meu governo, garante Presidente Bolsonaro

Durante sabatina na Convenção da ABRAS 2022, o presidenciável e candidato à reeleiç&a...

Veja mais
Planejamento de ações 2023 são destaque na Convenção ABRAS

Celso Furtado, VP de Vendas e Marketing da ABRAS, mostrou os pilares em que a entidade irá trabalhar durante todo...

Veja mais
Brasil encontra-se na trilha do crescimento, afirma Abílio Diniz

Redução no número de desempregados é um sinal importante para a retomada da prosperidad...

Veja mais
Político experiente, Ciro Gomes diz que tem respostas práticas para nossos problemas

Candidato do PDT sinalizou que usará o plebiscito na sociedade durante sua gestão, caso seja eleito  ...

Veja mais