Case de sucesso com nova tecnologia da GS1-Brasil foi apresentado durante Convenção da ABRAS 2022
No Ceará, a rede de Supermercado Pinheiro trabalha a completa rastreabilidade das frutas, verduras e legumes com o novo sistema de código de barras 2D. Sem esse gatilho da tecnologia, seria impossível valorizar e agregar valor à categoria, conta Honório Pinheiro, presidente do grupo, em sua apresentação durante Convenção da ABRAS 2022.
O Código 2D criado pelo GS1 Brasil há 5 anos vem construindo através dos tempos um diferencial competitivo importante para os varejistas que adotam a nova tecnologia. Segundo o empresário, o Código 2D oferece mais segurança. “Com o avanço do varejo brasileiro, os clientes se tornam mais exigentes. Imagina o cliente comprar na sua loja e ter certeza de não levar o alimento vencido para casa”, relatou.
A iniciativa da GS1 Brasil faz parte de um programa mundial realizado em 120 praças, conta Roberto Matsubayashi, diretor de tecnologia da empresa. “Temos esse ano uma novidade aplicada de forma global. Nosso desafio é levar a ferramenta para todos os produtos, o que representa a melhoria na logística, a inclusão de mais dados ao longo de toda a cadeia na indústria. Todos têm a ganhar. Seja no FLV ou nas linhas de produção”, disse ele.
A próxima etapa dessa evolução na GS1 Brasil é o digital link, contou Matsubayashi. “Essa forma padronizada da GS1 de colocar as informações no QRCode permite uma grande flexibilidade, ao passar no checkout, faz-se a leitura tradicional, dando grande dinamismo à conectividade do produto.”
“Em 2019, já tínhamos balanças que aceitavam o sistema. Aos poucos houve a integração dos dados e hoje enxergamos um enorme benefício, onde a tecnologia só tem a agregar. Daí a importância de toda a indústria abraçar o 2D”, reforçou o empresário que contabiliza na prática os resultados positivos advindos desse sistema.
Redação SuperHiper