Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Leia em 2min 10s

Diferenciação prevê facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos, revela estudo da Nielsen IQBrasil

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhorando a vida do consumidor”, o diretor da Vertical Varejo da Nielsen IQBrasil, Domenico Tremaroli Filho, ressaltou durante sua palestra a importância de conhecer a fundo os consumidores para se conectar a eles e, assim, tomar ações eficientes para conquistá-los e retê-los. Isso se torna ainda mais importante diante de um cenário macroeconômico que, na visão dos clientes, permanece desafiador ainda que alguns indicadores, como o de emprego, estejam mais positivos.

Mesmo aqueles consumidores, que mantêm sua renda ou afirmam ter melhora financeira, estão atento aos gastos. O preço dos alimentos ainda é a preocupação “número um” dos brasileiros.

Portanto, atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor. Dessa forma, a diferenciação no varejo alimentar demanda facilidade em comprar tudo num só lugar, de fácil acesso e com preços atrativos. É o que revela estudo da Nielsen IQBrasil.

Ainda que a maioria dos domicílios brasileiros seja composta por famílias sem filhos menores de 18 anos (56,5% dos lares), tenham presença de um a três celulares (56,7%) e Índice de Nível Socioeconômico (NSE) médio – 49,4% -, o consumidor em nosso País é muito heterogêneo. Daí a importância de conhecê-lo a fundo.

Nessa direção, a Nielsen IQBrasil realizou uma pesquisa que traçou um perfil dos cinco grupos de consumidores de acordo com consumidores comuns – antenado, aspiracional, tradicional, equilibrista e saudável – e como esses grupos se relacionam com o varejo. “Quantitativamente eles são parecidos. Cada um representa em torno de 20%, mas os perfis são bem distintos em relação a formatos e canais do varejo, além do uso de formas de pagamento”, disse Tremaroli. E complementa. “Curiosamente, 88% das famílias brasileiras ainda usam dinheiro.” Outra curiosidade mostrada durante a apresentação do executivo e destacada por ele recai sobre o fato de que não são apenas os jovens que preferem as compras on-line por sua praticidade e conveniência. Consumidores 50+ já valorizam o atributo.

Outras conclusões dos estudos da Nielsen IQBrasil mostram que os consumidores estão menos fiéis a marcas e formatos de loja uma vez que priorizam a relação custo-benefício. Assim, estão cada vez mais dispostos a experimentações de marcas e a visitações a diferentes pontos de venda.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

Você está preparado para o Marketing 6.0?

Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tent...

Veja mais
Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro

Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a ...

Veja mais
ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Em participação a ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-president...

Veja mais
Como será o varejo supermercadista em 2030?

Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecno...

Veja mais
Painel político debate perspectivas econômicas para 2025

Em um dia de muita troca de conhecimento, insights e discussão sobre a visão de futuro e estratégia...

Veja mais
O que faz a diferença para o consumidor brasileiro?

Um mercado que movimenta R$ 2,3 trilhões por ano e representa 76% da população brasileira, mas que,...

Veja mais
Celso Furtado faz retrospectiva das atividades da ABRAS realizadas em 2024 e apresenta próximos encontros do setor

Em sua participação na ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o...

Veja mais
Supermercados têm duas grandes avenidas de crescimento, diz especialista

O varejo supermercadista continua sendo um dos motores do crescimento da economia mundial – e as oportunidades de ...

Veja mais
Protocolo dá acesso a supermercadistas ao CadÚnico e marca abertura da ABRAS´24 food retail future

A abertura oficial da ABRAS´24 food retail future nesta segunda-feira, 16, no auditório oficial d...

Veja mais