Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro

Leia em 2min 10s

Conceito de plataforma de negócios prevê combinação de expertise atual e fontes de receita adjacentes

Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a expertise e a presença no mercado para se estender a mercados adjacentes e desbloquear novos fluxos de receita. Esse foi o recado dos executivos da EY durante a palestra “O ecossistema do varejo alimentar”, realizada nesta terça-feira, 17 de setembro, durante a ABRAS´24 food retail future.

Alto potencial de crescimento e lucratividade. Desenvolver a confiança e a fidelidade do cliente. Essas são algumas das razões para apostar em plataformas de negócios.

Segundo a sócia da EY e líder do segmento de consumo, produtos e varejo para América Latina, Cristiane Amaral, os varejistas precisam estar preparados para uma “tempestade perfeita” para um novo momento de disrupção sequenciada no setor. “Não basta só olhar para o consumidor e o que ele quer, mas tudo que está à volta disso e as oportunidades que isso gera.”

Como exemplo, ela citou o “efeito Ozempic”. Cristiane apresentou dados que mostram que a saudabilidade é um dos mais demandados pelo consumidor brasileiro, com um detalhe importante“Diferentemente do que aconteceu durante a pandemia, a prioridade está no bem-estar físico. Isso abre inúmeras possibilidades para o varejo quanto a mix de produtos e até segmentos nos quais ele não atua diretamente.” Ou seja, essa diversificação pode ser feita por meio de parcerias.

líder de produtos de consumo e varejo da EY-Pathernon Américas, Will Auchinloss, apresentou vários cases, entre eles a parceria Soriana-Falabella. Ela facilitou a entrada da Soriana em serviços financeiros e criou um fluxo de receita alternativo que complementa seu negócio principal de varejo. Contudo, ele fez ressalvas no sentido de que esse tipo de aposta requer planejamento e estratégia. Ele Vcitou que o empreendimento de saúde do varejo da Walgreens com o VillageMD enfrentou desafios regulatórios e competitivos, levando a um desempenho financeiro ruim e ambições reduzidas. Para evitar insucesso, as perguntas-chave são: qual seu propósito? O que você quer atingir? Qual é seu posicionamento? Qual é sua estratégia?

Auchinloss finalizou com uma fala instigante. Para ele, para ter sucesso, o varejista precisa se preocupar menos com a concorrência e mais com seus ativos, seus consumidores e futuras parcerias que ampliem o seu negócio e a sua receita.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

Você está preparado para o Marketing 6.0?

Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tent...

Veja mais
ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Em participação a ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-president...

Veja mais
Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhora...

Veja mais
Como será o varejo supermercadista em 2030?

Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecno...

Veja mais
Painel político debate perspectivas econômicas para 2025

Em um dia de muita troca de conhecimento, insights e discussão sobre a visão de futuro e estratégia...

Veja mais
O que faz a diferença para o consumidor brasileiro?

Um mercado que movimenta R$ 2,3 trilhões por ano e representa 76% da população brasileira, mas que,...

Veja mais
Celso Furtado faz retrospectiva das atividades da ABRAS realizadas em 2024 e apresenta próximos encontros do setor

Em sua participação na ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o...

Veja mais
Supermercados têm duas grandes avenidas de crescimento, diz especialista

O varejo supermercadista continua sendo um dos motores do crescimento da economia mundial – e as oportunidades de ...

Veja mais
Protocolo dá acesso a supermercadistas ao CadÚnico e marca abertura da ABRAS´24 food retail future

A abertura oficial da ABRAS´24 food retail future nesta segunda-feira, 16, no auditório oficial d...

Veja mais