ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Leia em 3min 40s

Terceira edição do Guia ESG do Supermercadista Brasileiro e dados do Fórum Nacional de Eficiência Operacional foram alguns dos materiais de destaque

Em participação a ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-presidente de Ativos Setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado e o vice-presidente de relações institucionais e administrativo da ABRAS, Marcio Milan, apresentaram ao público presente novos relatórios de grande importância para o setor supermercadista.

A ABRAS’24 food retail future lança a 3.ª edição do Guia ESG do Setor Supermercadista Brasileiro ABRAS KPMG com os principais indicadores eleitos pelas próprias empresas do setor para mensurar o impacto nos 10 objetivos ESG do Varejo Alimentar.

A publicação marca o início da terceira etapa de uma longa jornada, baseada nos resultados da ampla pesquisa nacional dedicada ao diagnóstico ESG do setor supermercadista brasileiro e dos guias anteriores.

“Anualmente, a ABRAS promove o ABRAS’24 food retail future, denominado desta forma desde 2021, substituindo o posicionamento anterior da tradicional Convenção ABRAS, que juntos somam mais de 58 anos de tradição. Nesse sentido, a cada ano, buscamos preparar o conteúdo para responder as seguintes questões: Qual é o ambiente competitivo do varejo alimentar no Brasil? Quem são os competidores? Como nós e os competidores avançam?, Qual é a nossa atratividade e competitividade?, Quais são as ameaças e oportunidades? e Quais são as diretrizes estratégicas para o desenvolvimento do setor?”, declarou o vice-presidente de ativos setoriais da ABRAS, Rodrigo Segurado.

As questões sociais, ambientais e de governança estão há algum tempo no centro das discussões de toda a sociedade diariamente e já fazem parte do cotidiano dos negócios. Porém, a transformação digital e a entrada de novos atores nesta conversa — como investidores, reguladores, jovens, formadores de opinião — têm feito com que a agenda ESG avance em um ritmo sem precedentes.

Não se trata de ações filantrópicas somente. A agenda ESG no ambiente dos negócios trata de como a empresa — de qualquer tamanho e setor — ajuda a sociedade a resolver problemas ambientais, sociais e éticos, por meio das decisões de negócios que toma em seu dia a dia. Trata-se de como a empresa ajuda a reduzir a pobreza, a discriminação e as contaminações, regenerar ecossistemas, promover princípios éticos etc., por meio de suas atividades de negócio, como: compra, venda, contratação de fornecedores, seleção de funcionários, políticas internas, planos de crescimento, ações de marketing e comunicações.

Destaque também para o lançamento do relatório anatomia do setor do varejo alimentar brasileiro, que tem como objetivo apresentar os resultados de uma pesquisa inédita, desenvolvida pelo departamento de economia e pesquisa da ABRAS. O material mapeia a relevância que as atividades adjacentes representam nas empresas do setor, por meio do índice de representatividade destas atividades na geração de resultado e na intenção de investimento.

O objetivo dele é, de forma periódica, poder fornecer informações úteis aos empresários, executivos e gestores das empresas do varejo alimentar a respeito das nossas atividades empresariais e da anatomia do setor e do seu ecossistema.

Outros materiais igualmente relevantes disponibilizados a todos os nossos associados são os relatórios do Smart Market 2024 e da 4.ª edição do Fórum da Cadeia Nacional de Abastecimento (FNCA) ABRAS ESG – 2024.

O primeiro traz um compilado sobre os painéis de gestão das dez comunidades e áreas funcionais das empresas supermercadistas, bem como o Balanço RAMA, programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, e dados do Fórum Nacional de Eficiência Operacional. No material é possível conferir em detalhes o Ranking ABRAS 2024 e os mais recentes números do setor, a 3ª edição do Prêmio Profissionais do Ano e as falas dos keynotes speakers: Ciro Gomes e do líder mundial de IA generativa da EY, Tom Edwards.

Por sua vez, o material do fórum tem como objetivo organizar e documentar o que foi discutido na sua quarta edição, como: Reforma Tributária, economia circular, adoção do best before e combate à fome, e, assim, servir de guia para os grupos de trabalho, que darão continuidade às atividades de cada ciclo anual que o evento promove, bem como a fim de que possamos prosseguir em 2025.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

Você está preparado para o Marketing 6.0?

Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tent...

Veja mais
Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro

Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a ...

Veja mais
Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhora...

Veja mais
Como será o varejo supermercadista em 2030?

Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecno...

Veja mais
Painel político debate perspectivas econômicas para 2025

Em um dia de muita troca de conhecimento, insights e discussão sobre a visão de futuro e estratégia...

Veja mais
O que faz a diferença para o consumidor brasileiro?

Um mercado que movimenta R$ 2,3 trilhões por ano e representa 76% da população brasileira, mas que,...

Veja mais
Celso Furtado faz retrospectiva das atividades da ABRAS realizadas em 2024 e apresenta próximos encontros do setor

Em sua participação na ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o...

Veja mais
Supermercados têm duas grandes avenidas de crescimento, diz especialista

O varejo supermercadista continua sendo um dos motores do crescimento da economia mundial – e as oportunidades de ...

Veja mais
Protocolo dá acesso a supermercadistas ao CadÚnico e marca abertura da ABRAS´24 food retail future

A abertura oficial da ABRAS´24 food retail future nesta segunda-feira, 16, no auditório oficial d...

Veja mais