“Redefinição” do varejo e Festival de Parintins encerram ABRAS´24

Leia em 2min 30s

Parceiro de Kotler, Giuseppe Stigliano, e festa do boi bumbá fecham maior evento do varejo alimentar do País

Tecnologia é importante, mas é fria e o varejo precisa de calor. Ou seja, entusiasmo e paixão. Esse foi um dos recados do especialista em marketing, Giuseppe Stigliano, durante a palestra final do ABRAS´24 food retail future, maior evento do varejo alimentar brasileiro, que reuniu 1.200 convidados no Royal Palm Plaza Resort, em Campinas (SP). Em conjunto com o “pai do marketing”, Philip Kotler, Stigliano assina alguns dos best-sellers no tema, como Varejo 4.0 e “Redefining Retail: 10 Guiding Principles for a Post-Digital World”. Para ele, “o digital é tudo, mas nem tudo é digital”, a exemplo da relação entre o varejo e o consumidor. E, consequentemente, com as marcas e a indústria.

Nessa “toada”, um clima cheio de emoção tomou conta da festa de encerramento do ABRAS´24 food retail future. Sob as cores vermelha e azul, o show de encerramento trouxe toda a magia e a riqueza do Festival Folclórico de Parintins. Um espetáculo que refletiu a energia e o envolvimento do varejo alimentar brasileiro para encantar seus clientes todos os dias.

Realizado há 57 anos, ele tem como personagens centrais os bois bumbás: Garantido (vermelho) e Garantido (azul). Reconhecido por lei como Manifestação da Cultura Nacional, desde 2018, o espetáculo é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Com mais de 45 pessoas reunidas, a delegação amazonense iniciou sua apresentação às 21h. O espetáculo montado para o evento teve duração de cerca de uma hora e a presença de todos os itens (destaques individuais) que se apresentam no Festival de Parintins, bem como os cantores (levantadores de toadas), os músicos e os bois de pano, as figuras centrais das apresentações de cada agremiação e o artefato construído pelos próprios artistas que dançam embaixo dele (tripas do boi).

Foram apresentadas músicas (toadas) para cada boi bumbá e mais uma entoada pelos dois grupos. Cada toada funciona como trilha sonora para a apresentação do personagem no palco. E, também, diversos elementos da festa, como os tripas, a sinhazinha da fazenda, a rainha do folclore, a cunhã-poranga, a porta-estandarte, o pajé e o amo do boi de cada bumbá.

O espetáculo foi liderado por um apresentador de cada lado e cantado pelos levantadores de toadas. O roteiro contou um pouco do que cada personagem faz durante a festa oficial.

O Caprichoso, vermelho, teve como tema “Cultura – O Triunfo do Povo”, com o qual sagrou-se tricampeão do Festival Folclórico de Parintins de 2024. E, também sucessos do passado, como Vermelho e Bate Forte. Por sua vez, o Garantido, azul, trouxe o espetáculo “Segredos do Coração”, tema que defendeu este ano.

Em breve, confira a cobertura completa da ABRAS’24 food retail future no Programa SuperHiper ABRAS. Não perca, toda quinta-feira, às 20h, na ComBrasil e no canal do Youtube da ABRAS. E, também, na edição impressa da revista SuperHiper de outubro.

Fonte: Redação SuperHiper.


Veja também

Quer ser eterno? Mude, mas foque no ser humano

Ser sólido como uma rocha e ter alicerces profundos pode funcionar em um mundo de estabilidade, mas em um mundo d...

Veja mais
ABRAS´24 food retail future: confira os homenageados do Prêmio Advantage

O Prêmio Advantage/ABRAS fechou primeiro dia do ABRAS’24! Premiação oferecida p...

Veja mais
O futuro dos supermercados começa hoje

Como disse Philip Kotler em sua apresentação na ABRAS’24 food retail future, o varejo que ficar...

Veja mais
Você está preparado para o Marketing 6.0?

Nos próximos anos, o marketing das empresas será totalmente transformado. Negócios que ousarem tent...

Veja mais
Diversificação de atividades é chave para expansão do varejo no futuro

Expandir os limites do modelo de varejo tradicional para construir um conjunto diversificado de ofertas, aproveitando a ...

Veja mais
ABRAS em Ação apresenta relatórios relevantes para o setor supermercadista

Em participação a ABRAS’24 food retail future, momento ABRAS em Ação, o vice-president...

Veja mais
Atributos como preço e conveniência representam o mínimo esperado pelo consumidor

Em sintonia com o tema da ABRAS´24 food retail future “The Consumer Life Challenge – Melhora...

Veja mais
Como será o varejo supermercadista em 2030?

Em 2030, o consumidor entrará em supermercados bem diferentes dos atuais. Serão lojas com muito mais tecno...

Veja mais
Painel político debate perspectivas econômicas para 2025

Em um dia de muita troca de conhecimento, insights e discussão sobre a visão de futuro e estratégia...

Veja mais