Vendas dos supermercados crescem 9,28% em março, em relação a fevereiro

Leia em 2min 10s

Em comparação a março de 2010, o crescimento foi de 1,94%. No acumulado do trimestre teve alta de 2,79%
 

Em coletiva de imprensa realizada hoje, quinta-feira, 28 de abril, o presidente da Abras, Sussumu Honda, anunciou que as vendas reais do setor supermercadista em março cresceram 9,28% na comparação com o mês imediatamente anterior e 1,94% em relação ao mesmo mês do ano de 2010, de acordo com o Índice Nacional de Vendas, divulgado mensalmente pela Abras. No acumulado do primeiro trimestre, em comparação ao mesmo período do ano passado, a alta chega a 2,79%. Esses índices já foram deflacionados pelo IPCA do IBGE.
 

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras de março apresentou aumento de 10,14% sobre fevereiro de 2010 e alta de 8,37% em relação a março do ano anterior. Já no acumulado do trimestre as vendas cresceram 9,06%.
 

“O crescimento das vendas no mês de março em relação ao mês anterior se explica pelo efeito calendário, pois são 31 dias contra 28 em fevereiro. Já no acumulado, a tendência de crescimento permanece, mas com menor impacto, 2,79% em relação ao mesmo período em 2010. Resultado esperado, já que neste ano o primeiro trimestre não contou com as vendas de Páscoa, que serão contabilizadas em abril”, explica Sussumu Honda, presidente da Abras

 
 

AbrasMercado
 

Na mesma coletiva, foi anunciada a pesquisa AbrasMercado, indicador analisado pela GfK e que acompanha as oscilações de preços em todo o País.  Em março o Abrasmercado apresentou queda de 0,43% em relação a fevereiro. O índice IPCA/IBGE apresentou alta de +0,79%. No acumulado dos últimos doze meses, o AbrasMercado apresentou alta de 8,3%.
 

Os produtos com as maiores altas foram os commodities: cebola, com 22,56%; batata, com 17,94%; tomate, com 11,93% e ovo, com 4,28%. Já os produtos com as maiores quedas foram: biscoito maisena, com -4,22%; pernil, com -3,85%; feijão, com -3,53% e carne traseiro, com -3,08%.
 

Com exceção do Sudeste, que teve alta de 0,02% em sua cesta, todas as outras regiões pesquisadas apresentaram queda: Norte, com -1,2%; Sul, com -0,44%, Centro-Oeste, com -0,29% e Nordeste, com -0,21%.


Criado em 2001 pela GfK em conjunto com a Abras, o AbrasMercado avalia o custo de 35 categorias de produtos que compõem a cesta em todas as regiões do país.
 

Adequações em produtos, quantidades e marcas possibilitam avaliar a cesta de acordo com hábitos de consumo específicos de cada região.
 

Informações para a imprensa

Ex-Libris Comunicação Integrada – (11) 3266-6088

Célia Moreno – celiabmoreno@libris.com.br - ramal 208 – cel. (11) 8932-8880

Edmir Nogueira  – edmir@libris.com.br - ramal 207 – cel. (11) 6199-3369


Veja também

Supermercados do Paraná estão entre os maiores do país

Muffato e Condor, respectivamente, ocupam a 8ª e 10ª posição em estudo realizado pela Abras ...

Veja mais
Plastivida questiona fim da sacola plástica nos supermercados

A Plastivida - Instituto Sócio Ambiental dos Plásticos não concorda com a decisão tomada pel...

Veja mais
Dólar em queda favorece 'bacalhau mais barato da história'

Real valorizado faz procura por itens importados da cesta de páscoa aumentar; boa fase da economia ajuda fam&iacu...

Veja mais
Gasto aumenta com empréstimo caro no varejo

Embora existam discordâncias a respeito dos impactos reais das medidas do governo para conter a inflaç&atil...

Veja mais
No Dia Mundial da Saúde, Abras assina Termo de Compromisso para Promoção da Saúde, em Brasília

Na data de hoje, 7 de abril, às 10 horas, quando se comemora o Dia Mundial da Saúde, o presidente da Abras...

Veja mais
Carnaval fora de hora afetou desempenho do setor em março

A rede de supermercados Nordestão, com sede em Natal (RN), identificou uma redução na demanda em ma...

Veja mais
Abras promove curso avançado

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) está com inscrições abertas para o c...

Veja mais
Coop leva prêmio internacional de análise de público

 A Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de anunciar que foi uma das cinco empresas vencedoras do Customer Relationsh...

Veja mais
Faturamento das 20 maiores redes cresce

O faturamento combinado das 20 maiores redes supermercadistas do Brasil apresentou um crescimento de 20,1% em 2010, na c...

Veja mais