Apesar da desaceleração observada desde o fim de 2010, expansão no 1º trimestre foi de 2,79%, contra aumento de 4,2% em todo o ano passado
Ofaturamento dos supermercados deverá sofrer leve aceleração nos próximos meses, segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Sussumu Honda.
O ritmo de crescimento das vendas dos supermercados vem desacelerando desde o segundo semestre do ano passado, paralelamente à alta dos preços dos alimentos. Em 2010, as vendas reais dos supermercados aumentaram 4,2%, enquanto no acumulado do primeiro trimestre a expansão é de 2,79%.
"O emprego e a renda continuam crescendo, mesmo que numa velocidade inferior a 2010. Isso vai continuar puxando as vendas nos supermercados, mas com uma demanda menos aquecida", disse Honda. Segundo ele, alguns fatores devem acelerar o faturamento daqui para frente, como a estabilidade nos preços dos alimentos (o preço dos produtos mais vendidos recuou 0,43% em março ante fevereiro) e a alta dos juros, que tende a elevar a venda de alimentos em detrimento de bens duráveis.
O dirigente complementou ainda que, em abril, o faturamento dos supermercados será impactado positivamente pelas vendas de Páscoa. "A Páscoa foi muito boa e deve superar nossas expectativas", afirmou. A estimativa da Abras para o crescimento das vendas de itens relacionados à data é de 10%.
Honda destacou que, após a inflação dos alimentos nos últimos meses do ano passado, que desacelerou o ritmo de crescimento das vendas nos supermercados, neste início de 2011, são os preços dos serviços que vêm reduzindo o poder de compra dos consumidores.
"Isso já se refletiu na queda do volume", salientou.
Conforme levantamento da Nielsen, encomendado pela Abras, sobre o volume de produtos vendidos nos supermercados, o primeiro bimestre registrou alta de 4,7%, percentual inferior ao apresentado no ano passado, quando as vendas subiram 6,7%. "Nossa expectativa é por um crescimento de 4% do faturamento real e do volume das vendas este ano", disse.
Levantamento da Abras constatou que o nível de perdas dos supermercados, medido em relação ao faturamento, recuou no ano passado.
Em 2010, o percentual ficou em 1,6%, ante 1,8% de 2009 e 2,1% de 2008.
INVESTIMENTO. O setor supermercadista deverá investir R$ 3,76 bilhões neste ano, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) com 282 empresas. Esse montante é 3,59% inferior ao valor investido no ano passado, de R$ 3,9 bilhões. Ao contrário de 2010, quando o setor aplicou mais da metade dos recursos em construção e aquisição de lojas, neste ano o maior investimento será na construção de pontos de venda. Já em aquisição de lojas, o segmento deve reduzir seus aportes.
Para este ano, os supermercados devem investir 51,9% na construção de lojas, 17,3% em reformas, 14,8% na aquisição de terrenos e 2% na aquisição de pontos de venda. Em 2010, o setor aportou 31,3% dos recursos na construção, 25,8% para aquisição de pontos de venda, 16,1% para reforma e ampliação de lojas e 4,6% na aquisição de terrenos.
No ano passado, o setor registrou faturamento nominal de R$ 150,4 bilhões. Segundo a Abras, o lucro líquido médio em relação ao faturamento ficou em 1,9% em 2010, resultado inferior ao de 2009 (2,2%) e 2008 (2,1%). O indicador do ano passado, porém, supera o número de 2005 a 2007, que era de 1,7%.
Veículo: Jornal do Commercio - RJ