Participação das marcas próprias aumenta

Leia em 1min 30s

O Comitê de Marcas Próprias da Abras estima que a participação desses produtos nas vendas dos supermercados deve chegar a 15% até 2012. Na Inglaterra, essa representatividade é de 39% e, nos Estados Unidos, de 19%.

 

O levantamento da participação das marcas próprias foi feito pelo instituto de pesquisas Nielsen e os produtos, em geral, se concentram nos itens de limpeza, cesta básica, biscoitos e similares e bebidas. A Nielsen também apontou que o consumidor brasileiro incluiu a opção de marcas próprias em sua cesta de compras.

 

O aumento das vendas de produtos de marca própria demonstra a evolução constante da inovação e dos processos de qualidade da indústria fornecedora dos supermercados e o aumento, já revelado em pesquisas realizadas nos últimos anos, da confiança do consumidor nessas mercadorias.

 

Segundo a pesquisa, as classes A e B estão mais acostumadas com as marcas próprias, mas que os consumidores das faixas C e D estão ampliando gradativamente a procura pelos itens. Os consumidores estão percebendo que o custo benefício é maior e que os produtos com a marca do supermercado tem a mesma qualidade que outros produtos.

 

Quando se observa a representatividade por faturamento de cada região, confirma-se que a Sudeste lidera. A região responde por 54,6% do montante declarado pelas empresas, ou seja, praticamente R$ 49,3 bilhões foram obtidos pelas lojas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Juntos, os quatro estados somam 2.595 lojas. Da base de declarantes do ranking, este número corresponde a 49,9% do total de lojas.

 

Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Volume de vendas nos supermercados crescem 5,53% em setembro

Em valores nominais, o Índice de Vendas da Abras apresentou crescimento de 12,13%, em relação ao me...

Veja mais
Vendas nos supermercados crescem 5,53% em setembro

As vendas reais nos supermercados brasileiros aumentaram 5,53% em setembro, comparado ao mesmo mês do ano passado....

Veja mais
Vendas dos supermercados crescem 5,53% sobre 2007, aponta Abras

As vendas nos supermercados cresceram 5,53% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passad...

Veja mais
Instabilidade do dólar deve alterar preços nos supermercados

Para presidente da Abras, importados e produtos de maior valor agregado serão os mais afetados pela crise  ...

Veja mais
Abras divulga nota de pesar pela morte de Arthur Sendas

RIO - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lamentou atravéss de nota, a morte do empres...

Veja mais
A modernização do comércio nos supermercados

Entrevista com o Presidente da Associação Brasileira de Supermercados, Sussumu Honda.Tema: "A moderniza&cc...

Veja mais
Balança urano é escolhida lançamento do ano pela ABRAS

TOP foi eleita por supermercadistas na categoria Inovação Tecnológica em Equipamentos.   A B...

Veja mais
Renda faz brasileiros buscarem produtos com prazo maior de pagamento

Com pouco dinheiro disponível, brasileiros preferem parcelamentos mais longos com valores de prestaç&otild...

Veja mais
Supermercados: dólar não elevará preço de importado

Compras para o período natalino já foram feitas. Supermercadistas não avaliam como a crise vai refl...

Veja mais