O Comitê de Marcas Próprias da Abras estima que a participação desses produtos nas vendas dos supermercados deve chegar a 15% até 2012. Na Inglaterra, essa representatividade é de 39% e, nos Estados Unidos, de 19%.
O levantamento da participação das marcas próprias foi feito pelo instituto de pesquisas Nielsen e os produtos, em geral, se concentram nos itens de limpeza, cesta básica, biscoitos e similares e bebidas. A Nielsen também apontou que o consumidor brasileiro incluiu a opção de marcas próprias em sua cesta de compras.
O aumento das vendas de produtos de marca própria demonstra a evolução constante da inovação e dos processos de qualidade da indústria fornecedora dos supermercados e o aumento, já revelado em pesquisas realizadas nos últimos anos, da confiança do consumidor nessas mercadorias.
Segundo a pesquisa, as classes A e B estão mais acostumadas com as marcas próprias, mas que os consumidores das faixas C e D estão ampliando gradativamente a procura pelos itens. Os consumidores estão percebendo que o custo benefício é maior e que os produtos com a marca do supermercado tem a mesma qualidade que outros produtos.
Quando se observa a representatividade por faturamento de cada região, confirma-se que a Sudeste lidera. A região responde por 54,6% do montante declarado pelas empresas, ou seja, praticamente R$ 49,3 bilhões foram obtidos pelas lojas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. Juntos, os quatro estados somam 2.595 lojas. Da base de declarantes do ranking, este número corresponde a 49,9% do total de lojas.
Veículo: Diário do Comércio - MG