Por Margareth Meza
Em coletiva de imprensa realizada ontem (27/09), em Montevidéu, Uruguai, a organização da Anuga FoodTec anunciou os principais temas e tendências que dominarão a maior feira mundial de tecnologias para produção alimentícia. A terceira edição do evento, promovido a cada três anos, acontecerá de 27 a 30 de março de 2012 na Alemanha e dessa vez dará ênfase ainda maior a processos que visam à segurança alimentar.
“As empresas estão trabalhando muito no desenvolvimento de tecnologias que detectam elementos estranhos nos alimentos, como partículas de metal e plástico, caroços e fezes. Essa questão é séria e merece atenção especial”, ressaltou o chefe de Tecnologia de Alimentos da Sociedade Agrícola Alemã, uma das entidades organizadoras da feira, Herbert J. Buckenhüskes.
O especialista também destacou o uso da robótica na produção alimentar como um dos grandes destaques da Anuga FoodTec 2012. Para ele, a utilização de robôs, além de garantir processos seguros por eliminar o contato humano com os alimentos, permite maior flexibilidade e eficiência produtiva.
“Foram feitos avanços importantes na detecção óptica dos robôs, que passaram a reconhecer objetos de forma mais assertiva. Além disso, podem manejar alimentos e mudar de função com facilidade e higiene, pois podem ser lavados e desinfetados”, disse.
Para abrigar tantas inovações, a Anuga FoodTec ocupará área de 127 mil metros quadrados, destinada a fóruns, workshops e aos estandes das 1.210 empresas expositoras, provenientes de 39 países. “São esperados mais de 40 mil visitantes, quantia superior à registrada na última edição, quando se contabilizou a passagem de 34 mil pessoas”, informou Buckenhüskes.