Fabricantes ajudam no controle do álcool

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Por Gisele Paulino | De São Paulo


Gustavo Lourenção/Valor/Gustavo Lourenção/Valor
Sussumu Honda, presidente da Abras: divulgação de iniciativas a todos os 80 mil associados de redes varejistas


A partir deste mês, quem comprar uma cerveja ou qualquer bebida alcoólica nos supermercados da rede Pão de Açúcar deverá ser surpreendido com uma nova regra: provar que é maior de idade. Por meio do código de barras, um sistema no caixa identifica automaticamente a bebida alcoólica. O funcionário pede a cédula de identidade e insere no sistema o RG e a data de nascimento do consumidor. Caso a pessoa seja menor de idade, a compra não será efetuada. O programa teve início em 395 lojas da redes Pão de Açúcar, Extra e Assaí dos Estados de São Paulo e do Paraná, como resultado da parceria com a Ambev para coibir a venda de álcool a menores de 18 anos. Um filme publicitário também será veiculado na televisão para alertar que a bebida deve ser consumida apenas por maiores de idade.

 

"Nossa campanha é para aqueles que fazem uso inadequado do produto, ou seja, para o menor e para quem bebe sem moderação", afirma Milton Seligman, diretor de relações corporativas da Ambev. Segundo ele, a Ambev não possui o valor obtido com a venda de bebidas para menor de 18 anos, nem quanto deixará de ganhar com a restrição de venda a esse público. "Apenas 12% dos brasileiros bebem de forma irresponsável. Não estamos interessados nesse tipo de lucro", afirma.

 

Até o fim do ano, o sistema deverá ser instalado em todas as lojas do conjunto espalhadas pelo Brasil. A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) também deve divulgar a prática aos seus 80 mil associados. "A rede varejista será informada dessa iniciativa para ajudar a coibir a venda de álcool ao menor", afirma Sussumu Honda, presidente da Abras.

 

Bares e restaurantes também são alvos da campanha. No dia 23 de setembro, João Castro Neves, presidente da Ambev, visitará bares do centro de São Paulo para falar sobre consumo responsável.

 

A Ambev vai ainda premiar estabelecimentos com boas práticas. Um exemplo é o bar do Seu Geraldo, em Heliópolis, que funciona há 17 anos, e nunca vendeu bebida alcoólica para menores. "Meu pai me ensinou que adolescente não pode beber", afirma Geraldo Pereira de Souza, 53 anos. "Bar não é lugar de criança. Os jovens aqui sabem que para eles só vendo refrigerante", continua. Seguindo o modelo do Seu Geraldo, outros bares deverão ser conscientizados sobre a questão. A Ambev conta com parceiros como a ONG Aprendiz, que atua na Vila Madalena, em São Paulo, lugar com grande concentração de bares, e com a ONG Bola pra Frente, no Rio de Janeiro.

 

Projeto similar para coibir a venda de bebida ao menor de idade foi lançado em 2007 pela Diageo em parceria com o Walmart. Cerca de 600 funcionários foram treinados para usar ferramenta que restringe a venda indevida. A Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) tem lançado campanhas, feito blitzes e distribuído materiais educativos nos semáforos da capital ou nos bares de universidades paulistanas para disseminar informações sobre o consumo inteligente do álcool. Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, a Secretaria Municipal de Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e o Comando de Policiamento de Trânsito (CPTtran) a Abrabe lançou slogans como "Se beber, não dirija" e "Comemore com sucesso, sem excesso", com o objetivo de diminuir o número de acidentes causados por motoristas que dirigem após consumir bebidas alcoólicas.

 

Embora não existam dados que comprovem a eficácia de campanhas como essas, "as frases ficaram conhecidas em todo o Brasil ", diz José Augusto Rodrigues Silva, presidente da Abrabe. "Houve uma mudança de hábito. As pessoas passaram a deixar o carro em casa e a frequentar os bares do próprio bairro", diz. Na última semana de setembro, a Abrabe promete lançar o Sem Excesso, um site com conteúdo educativo e informações sobre consumo de álcool consciente para jovens, pais e educadores.

 

Veículo: Valor Econômico


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