45ª Convenção Abras: sucesso em 4 dias de evento com negócios e palestras internacionais

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O evento, que se encerrou nesta sexta-feira, dia 23, trouxe renomados especialistas do varejo internacional, que falaram sobre comportamento do consumidor, política de preços, tecnologias e inovações para o setor, e ainda contou com a I Exposição de Tecnologias e o 5º. Encontro Internacional de Negócios



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Durante quatro dias 700 líderes supermercadista, proprietários e executivos das maiores e mais importantes empresas do setor, participaram da 45ª Convenção Abras conheceram diversos temas sobre gestão do varejo, tecnologias, comércio online, comportamento do consumidor, política de preços, entre outros temas estratégicos do setor nas palestras realizadas por renomados especialistas do varejo nacional e internacional.


Na abertura da Convenção, o  presidente da Abras, Sussumu Honda,  traçou o panorama de desenvolvimento do setor para os próximos dez anos, na palestra Cenário Abras 2011 – 2021. Seu objetivo foi  motivar reflexões de longo prazo nos empresários para que o setor cresça de forma perene ao longo dos anos. “Onde queremos chegar na próxima década? Num cenário positivo, faturaremos R$ 574,2 bilhões de faturamento e, sob uma ótica pessimista, ele dobrará nesse período. Precisamos ter estratégias, gestão, operação e inovação para chegar lá”.

Lições da Tesco


O sucesso da rede britânica Tesco  foi contada pelo ex-ceo sir Terry Leahy. Em 20 anos a empresa saiu da terceira colocação no varejo britânico para se tornar a terceira maior companhia supermercadista do mundo e a líder no Reino Unido, uma conquista sem precedentes na história do varejo. De acordo com Leahy, para alcançar esse desempenho, sem precedentes na história do varejo internacional, a Tesco cumpriu nove lições. Uma delas é estabelecer metas audaciosas:  “As pessoas se sentem felizes e motivadas quando têm algo grandioso para fazer. Estabelecemos quatro metas em 1996. Essas metas trouxeram a Tesco para onde está agora. São elas: ser a primeira opção dos clientes; ser tão forte em não alimentos quanto em alimentos; ser um varejo de serviços (bancos, telecomunicações e entretenimento); ser líder global.”


Decisões de compras


A influência do comportamento do consumidor nas compras foi apresentada pelo  analista global da TNS Shopper Insights, Herb Sorensen. De acordo com o especialista, o mínimo que os supermercadistas brasileiros tem de ter como meta era um crescimento anual de dois dígitos. Para isso terão de prestar atenção ao consumidor-comprador (shopper), mas não necessariamente ao que ele diz e sim estudar sua movimentação na loja, os itens prioritários, mais comprados, e o tempo gasto para a compra.
 
Política de Preços


Na gestão de preços, a especialista em varejo, Sandra Ribeiro, mostrou como políticas de preço assertivas aumentam de forma rápida e significativa o lucro das empresas. “Pequenos reajustes nos preços podem fazer uma grande diferença na lucratividade, que pode crescer, por exemplo, com o aumento de 10%, ou de alguns centavos sobre produtos que geram margem e não tráfego, ou seja, cujo preço não é tão perceptível para o comprador”.


Além disso, segundo Ribeiro, o varejista precisa estar atento a todas as variáveis que afetam o preço, como concorrência, custos, impostos, regras tributárias e estoque.


Compras tecnológicas


Já o especialista da Popai- Estados Unidos, Gregory Smith, falou sobre a influência das tecnologias nas decisões de compra do consumidor e apresentou as principais  tendências e tecnologias que vem estabelecendo novos paradigmas no universo varejista. Segundo o executivo, esse movimento é bastante perceptível com a Internet, que difunde com facilidade a opinião dos compradores sobre marcas de produtos e de empresas.


Para Smith é importante criar experiências agradáveis de compra e despertar nos consumidores sensações prazerosas e diferenciadas e a tecnologia pode ajudar muito nisso e, como exemplo, citou a realidade aumentada, que amplia a percepção de frescor dos produtos.


Os segredos da Amazon


O cientista Andreas Weingend especialista em e-commerce, consultor e professor da Universidade de Standford, falou sobre os segredos da famosa Amazon.com. Sua cliente, assim como outras renomadas empresas, como a Metro, Volkswagen, etc. Formado em física, Andreas fez uma palestra com grande participação dos supermercadistas em que abordou tendências para os próximos dez anos em termos de tecnologias, uso e compartilhamento de dados dos consumidores, mídias sociais, entre outros. 


“O folheto de supermercado que você usa hoje para atrair os clientes, será daqui a dez anos a tela do celular (smarthphone). As limitações de hoje serão passado. Seu negócio será como a Amazon.com, você saberá os desejos do seu consumidor !”, disse Weingend.

Tecnologia


Durante o evento, os supermercadistas conheceram em primeira mão os resultados da pesquisa especial de tecnologias em uso no setor supermercadistas desde a cadeia de suprimentos até o relacionamento com o consumidor.  A pesquisa completa será divulgada na próxima edição da Revista SuperHiper:  em outubro.


Encontro de Negócios


A 5ª edição do Encontro Internacional de Negócios, que aconteceu paralelamente à Convenção Abras, realizou cerca de 800 reuniões entre supermercadistas e fornecedores de 19 países.


Participaram empresas supermercadistas da Angola, Portugal, Chile, França, Argentina, Peru, Egito, Grécia e vários negócios foram fechados, entre eles o da empresa Pacific que está enviando um contêiner de sua linha de snacks para Angola.


Mostra de tecnologias


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Soluções inovadoras para aumentar a eficiência dos negócios e trazer agilidades aos clientes foram apresentadas durante a I Exposição de Tecnologias da Abras, que mostrou na prática como funcionam as inõvações disponíveis tanto no Brasil quanto no exterior.

 


A área denominada Supermercado Inteligente apresentou inovações  como o uso do RFID – tecnologia de radiofreqüência, tecnologias para  maior controle de estoque e eficiência do sistema anti-furto, e outras como realidade aumentada, etiquetas de preços eletrônica, catálogo eletrônico e self-check-out, além de soluções de mobilidade para tablets e iPhone.

 

As soluções inovadoras foram apresentadas por empresas com Consinco, Constru Software/ SAP, Freeart Seral, GS1 Brasil, GXS, Itim, NCR Corporation e Seal, Nielsen, RP Informática e Siga Cred, RR Etiquetas, Totvs, Visual Mix/ SAP,  WeDo, PC Informática.

 

Workshop da Associação Latino-Americana de Supermercados (ALAS)


Executivos da Associação Latino-Americana de Supermercados se reuniram durante a 45ª Convenção da Abras tratar de temas cruciais ao desenvolvimento do setor, como perdas e sucessão familiar. O professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade de Campinas (Unicamp), Lincoln de Camargo Neves Filho, mostrou a influência da cadeia do frio nas perdas supermercadistas. Ele apresentou exemplos de como o armazenamento, o transporte e a manipulação em temperaturas inadequadas podem gerar perdas elevadíssimas, superiores a 40%. Já o professor e coordenador da área de gestão de empresas familiares da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Rogério Yuji Tsukamot falou sobre as vantagens e as desvantagens das companhias familiares e deu orientações de como deve ser o processo sucessório em corporações com esse perfil. O palestrante destacou também a importância de alguns instrumentos jurídicos que asseguram uma sucessão tranquila, tais como testamentos, contratos sociais bem redigidos e criação de holdings familiares e imobiliárias.

Reuniões Estratégicas

 

 


Durante a Convenção, os executivos das redes e associações de negócios se reuniram para conhecer os resultados da 11ª Pesquisa de Redes e Associações de Negócios, realizada pela Abras em parceria com a Kantar WorldPanel. “Em 2010 as redes faturaram R$ 23,48 bilhões, o que indica crescimento no faturamento nominal de 11,34% e variação real de 5,99% (quando deflacionado pela média anual do IPCA). A pesquisa completa está publicada na edição de setembro da Revista SuperHiper. 


Também durante o evento aconteceram outras reuniões estratégicas como a dos membros do Conselho Deliberativo da Abras; da Diretoria da Alas – Associação Latino-americana de Supermercados; e a Reunião Abras dos Secretários Executivos das Associações Estaduais, entre outras.


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