Uma exposição de tecnologia é a maior novidade da edição deste ano da convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece no Royal Palm Plaza Resort de Campinas (SP). Entre muitas soluções para varejistas e consumidores, está a etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), que permite o fechamento e o pagamento das compras sem que se tire os produtos do carrinho, reduzindo as filas e agilizando a saída do supermercado.
Com a tecnologia, o cálculo total das compras é feito automaticamente, assim que o carrinho passa pelo sensor instalado no caixa, sem haver necessidade de passar cada produto individualmente pelo leitor de código de barras. O RFID também pode ser usado para controle de estoque e como dispositivo antifurto, já que identifica individualmente cada mercadoria do estoque.
Outra novidade apresentada na exposição de tecnologia é a Electronic Shelf Label - ESL (etiqueta eletrônica de prateleira), da Seal Tecnologia. Trata-se de dispositivos digitais que, instalados nas gôndolas, que exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos, além de dados gerenciais como disponibilidade em estoque, facing e margem de vendas de cada item. Entre outras vantagens, permitem maior agilidade na reposição de estoques e no agendamento de promoções.
O superintendente da Abras, Tiaraju Pires, disse que a preocupação maior do setor é a melhoria da eficiência operacional dos supermercados. A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) participa do comitê de tecnologia da Abras e desenvolve em conjunto alguns projetos. O objetivo é disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos.
Tiaraju Pires revelou ainda que um dos projetos é a elaboração de um cadastro de produtos nacional, onde a própria indústria disponibiliza os dados dos produtos com todas as características e o supermercado não precisa cadastrar e nem preencher formulário buscando nesse banco de dados de produtos que estão em linha na empresa todas as informações da própria indústria com trânsito e autorização de preço num fluxo normal, mas através deste cadastro único.
Outro produto que está sendo trabalhado na parceria entre Abras e GS1 é a certificação do código de barras. "Todo mundo é consumidor, mas às vezes, quando você vai ao supermercado e vai passar pelo caixa, a operadora de caixa passa uma, duas e até três vezes o produto no leitor e o leitor não consegue identificar o produto. Isso torna o processo de caixa lento. Temos algumas estatísticas que apontam que se houver eficiência maior dessa leitora, poderemos reduzir o tempo do consumidor de 20% a 25%", diz.
Diante desse problema operacional, a Abras, em parceria com a GS1, pretende identificar produtos com problemas técnicos no código de barras e fazer um contato com os fornecedores para que modifiquem os códigos de barras e os coloquem dentro dos padrões estabelecidos pela GS1. "Isso vai dar maior agilidade na frente de caixa, beneficiando os consumidores", completa.
Durante o congresso da Abras, a NCR Corporation, em parceria com a Seal Tecnologia, apresentou soluções para o setor, como os terminais de consulta assistida NCR RealPOST, software para Ponto de Venda e outros periféricos. A novidade, lançada no Brasil em março deste ano, é o NCR RealPOST 25, um terminal "tudo em um" que pode funcionar como dispositivo de ponto de venda ou quiosque multimídia para autoatendimento com tela sensível a toque.
A Consinco apresentou o Cockpit ERP, uma solução de Business Intelligence para analisar e simular resultados, com os mais avançados recursos tecnológicos em gestão corporativa, para facilitar a tomada de decisões gerenciais. O Cockpit permite o gerenciamento e monitoramento de processos empresariais com a tecnologia avançada que integra BI, BPM e Banco de Dados. Com acesso via Internet e visual moderno, totalmente voltado para a facilidade dos usuários, pode ser operado tanto em desktops como em tablets ou smartphones.
A Construsoftware, em parceria com a alemã SAP, expõe o SAP Retail e o Merchandise Assortment Planning (MAP), que têm como objetivo auxiliar o varejista no planejamento de mercadorias de acordo com o público, entre outras funcionalidades, e garantir que não faltem os produtos certos para cada ponto de venda. As soluções prometem melhorar o planejamento da compra e distribuição dos produtos, otimizando todos os processos de venda e gerando, para o consumidor final, redução nos preços.
No estande da companhia inglesa Itim, o destaque são soluções de mobilidade para tablets e iPhones, relacionadas a processos de varejo. Outros produtos da empresa incluem o Profimetrics, gerenciador de ciclo de vida de preço; o Supplier Billing, ferramenta de gerenciamento de negociações com fornecedores e coleta de bonificações; e o Zygon, para manutenção de informações de produtos, como encartes e etiquetas.
Veículo: DCI