Tecnologias de automação agilizam serviços do setor

Leia em 4min

Uma exposição de tecnologia é a maior novidade da edição deste ano da convenção da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que acontece no Royal Palm Plaza Resort de Campinas (SP). Entre muitas soluções para varejistas e consumidores, está a etiqueta de identificação por radiofrequência (RFID, na sigla em inglês), que permite o fechamento e o pagamento das compras sem que se tire os produtos do carrinho, reduzindo as filas e agilizando a saída do supermercado.

Com a tecnologia, o cálculo total das compras é feito automaticamente, assim que o carrinho passa pelo sensor instalado no caixa, sem haver necessidade de passar cada produto individualmente pelo leitor de código de barras. O RFID também pode ser usado para controle de estoque e como dispositivo antifurto, já que identifica individualmente cada mercadoria do estoque.

Outra novidade apresentada na exposição de tecnologia é a Electronic Shelf Label - ESL (etiqueta eletrônica de prateleira), da Seal Tecnologia. Trata-se de dispositivos digitais que, instalados nas gôndolas, que exibem preços, promoções e características técnicas dos produtos, além de dados gerenciais como disponibilidade em estoque, facing e margem de vendas de cada item. Entre outras vantagens, permitem maior agilidade na reposição de estoques e no agendamento de promoções.

O superintendente da Abras, Tiaraju Pires, disse que a preocupação maior do setor é a melhoria da eficiência operacional dos supermercados. A GS1 Brasil (Associação Brasileira de Automação) participa do comitê de tecnologia da Abras e desenvolve em conjunto alguns projetos. O objetivo é disseminar o padrão GS1 na identificação, codificação e soluções para a cadeia de suprimentos.

Tiaraju Pires revelou ainda que um dos projetos é a elaboração de um cadastro de produtos nacional, onde a própria indústria disponibiliza os dados dos produtos com todas as características e o supermercado não precisa cadastrar e nem preencher formulário buscando nesse banco de dados de produtos que estão em linha na empresa todas as informações da própria indústria com trânsito e autorização de preço num fluxo normal, mas através deste cadastro único.

Outro produto que está sendo trabalhado na parceria entre Abras e GS1 é a certificação do código de barras. "Todo mundo é consumidor, mas às vezes, quando você vai ao supermercado e vai passar pelo caixa, a operadora de caixa passa uma, duas e até três vezes o produto no leitor e o leitor não consegue identificar o produto. Isso torna o processo de caixa lento. Temos algumas estatísticas que apontam que se houver eficiência maior dessa leitora, poderemos reduzir o tempo do consumidor de 20% a 25%", diz.

Diante desse problema operacional, a Abras, em parceria com a GS1, pretende identificar produtos com problemas técnicos no código de barras e fazer um contato com os fornecedores para que modifiquem os códigos de barras e os coloquem dentro dos padrões estabelecidos pela GS1. "Isso vai dar maior agilidade na frente de caixa, beneficiando os consumidores", completa.

Durante o congresso da Abras, a NCR Corporation, em parceria com a Seal Tecnologia, apresentou soluções para o setor, como os terminais de consulta assistida NCR RealPOST, software para Ponto de Venda e outros periféricos. A novidade, lançada no Brasil em março deste ano, é o NCR RealPOST 25, um terminal "tudo em um" que pode funcionar como dispositivo de ponto de venda ou quiosque multimídia para autoatendimento com tela sensível a toque.

A Consinco apresentou o Cockpit ERP, uma solução de Business Intelligence para analisar e simular resultados, com os mais avançados recursos tecnológicos em gestão corporativa, para facilitar a tomada de decisões gerenciais. O Cockpit permite o gerenciamento e monitoramento de processos empresariais com a tecnologia avançada que integra BI, BPM e Banco de Dados. Com acesso via Internet e visual moderno, totalmente voltado para a facilidade dos usuários, pode ser operado tanto em desktops como em tablets ou smartphones.

A Construsoftware, em parceria com a alemã SAP, expõe o SAP Retail e o Merchandise Assortment Planning (MAP), que têm como objetivo auxiliar o varejista no planejamento de mercadorias de acordo com o público, entre outras funcionalidades, e garantir que não faltem os produtos certos para cada ponto de venda. As soluções prometem melhorar o planejamento da compra e distribuição dos produtos, otimizando todos os processos de venda e gerando, para o consumidor final, redução nos preços.

No estande da companhia inglesa Itim, o destaque são soluções de mobilidade para tablets e iPhones, relacionadas a processos de varejo. Outros produtos da empresa incluem o Profimetrics, gerenciador de ciclo de vida de preço; o Supplier Billing, ferramenta de gerenciamento de negociações com fornecedores e coleta de bonificações; e o Zygon, para manutenção de informações de produtos, como encartes e etiquetas.


Veículo: DCI


Veja também

45ª Convenção Abras: sucesso em 4 dias de evento com negócios e palestras internacionais

O evento, que se encerrou nesta sexta-feira, dia 23, trouxe renomados especialistas do varejo internacional, que falaram...

Veja mais
Greg Smith fala sobre a influência das tecnologias nas decisões do consumidor

  Por Margareth Meza       Em palestra ministrada hoje (22/09) durante a 45...

Veja mais
Políticas de preço no varejo podem ampliar lucro das empresas

  Por Margareth Meza         Com palestra intitulada À procura...

Veja mais
Primeiro dia do Encontro de Negócios teve 400 reuniões realizadas

O V Encontro Internacional de Negócios, que acontece paralelamente à Convenção Abras, em Cam...

Veja mais
Sorensen dá a receita:o tempo do consumidor é o tamanho das suas vendas

Por Wagner Hilário O analista global da TNS Shopper Insights, Herb Sorensen, começou ...

Veja mais
Tecnologias para o setor supermercadista são destaques na Convenção Abras

Em paralelo ocorre a I Exposição de Tecnologias que traz diversas novidades para agilizar atendimento, mel...

Veja mais
As lições que fizeram da Tesco o maior varejista britânico

  Por Wagner Hilário       Ex-CEO da Tesco fala sobre estratégias&n...

Veja mais
Presidente da Abras fala sobre cenário 2011-2021 para líderes do setor

Por Margareth Meza   Presidente da Abras, Sussumu Honda, faz palestra para sinalizar as tendênc...

Veja mais
Executivo responsável pela expansão da Tesco faz palestra na 45ª Convenção Abras

  O ex-Ceo da Tesco, sir Terry Leahy, abre a sessão de palestra da 45ª Convenção Abras, ...

Veja mais