Por Marlucy Lukianocenko, de Barcelona (Espanha)
Nesta manhã (30/09) foi realizada em Barcelona, Espanha, a tradicional Conferência Mundial de lançamento de um dos maiores eventos do setor alimentício da Europa, Alimentaria 2012, que será realizada entre os dias 26 e 29 de março de 2012, na Fira Gran Via, em Barcelona.
Os dirigentes falaram para uma plateia de mais 50 jornalistas de 30 países e destacaram desde os planos e estratégias para a Alimentaria 2012, até os casos de sucesso de edições passadas e a expansão do evento.
Apesar da crise internacional que abate principalmente a Europa, em que só para se ter uma ideia a taxa de desemprego espanhola é de 21% e expectativa de crescimento do PIB de menos de 1%, o tom do evento foi de otimismo com foco em inovação e internacionalização. Segundo o presidente da Alimentaria, Josep Lluís Bonet, isto ocorre principalmente porque um dos indicadores econômicos mais positivos da Espanha é o de exportação, crescimento de 11% este ano em relação ao ano anterior, com destaque para a alimentação.
“O mercado alimentar é composto por 30,2 mil empresas espanholas, emprega 445,5 mil pessoas e junto ao turismo do país têm sido segmentos propulsores para saída da crise. Está com saúde excelente por conta da internacionalização”, destacou o diretor da Alimentaria J. Antônio Valls.
Este ano, a Alimentaria deverá ocupar área de 98,4 mil metros quadrados, incluindo dois novos pavilhões do Centro de Exposições, receber quatro mil empresas e 140 mil visitantes. Na edição passada ocupou 300 m² a menos e 64 empresas a menos do que o estimado para 2012.
Como principal novidade deste ano está o espaço Hub, que mostra quais são as tendências do setor de alimentação, incluindo tecnologias e inteligência artificial, e abrigará várias atividades, entre elas workshops para entender os consumidores de países emergentes, principalmente os pertencentes ao BRIC (Brasil, Russia, Índia e China), bem como a realização de rodadas de negócios. O Brasil está entre os mercados promissores para a Espanha, somente entre 2005 e 2010 as exportações de alimentos cresceram 150%.
A Alimentaria 2012 segue com o que conceito de pavilhões distintos, como o de produtos congelados, Expobebidas, de Conservas, Carnes, Lácteo, Pesca, Vinho, Multiprodutos, Azeite de oliva, e destaca a alimentação ecológica que reunirá 200 empresas e o Restaurama área gourmet que premia chefes de cozinha.
Para saber mais, veja reportagem completa na próxima edição de SuperHiper.