Utilidades domésticas, snacks e produtos refrigerados de marcas próprias conquistam compradores de países como Angola, Moçambique e Venezuela
“Do ponto de vista profissional, não serei o mesmo depois de participar dessa rodada de negócios promovida pela Abras.” O depoimento é do proprietário da rede Angolana, Afo Santos, Afonso Santos, que participou pela primeira vez do Encontro Internacional de Negócios, realizado paralelamente à 45ª Convenção Abras.
Durante dois dias, foram realizadas 729 reuniões entre fornecedores brasileiros e 25 compradores (redes de supermercados) de países como Catar, Egito e França, que participaram pela primeira vez e de outras 16 nações (veja tabela abaixo).
As negociações trouxeram resultados imediatos, como a compra de um contêiner de produtos de utilidades domésticas (plásticos) pela rede Afo Santos, negociada com a Plasútil, uma das 28 indústrias que participaram da rodada internacional de negócios. Outro destaque foram as negociações da empresa Pacific.
Participantes pela primeira vez, a indústria fechou a venda de um contêiner de sua linha de snacks para a rede Hipermaputo, de Moçambique. As marcas próprias da Clap (Maricota Alimentos) também interessaram aos Venezuelanos da rede supermercadista Excelsior, que adquiriram produtos congelados.
“Ainda existem negociações em andamento, e os resultados parciais mostram 33% a mais de adesão ao projeto em comparação com a edição realizada no ano passado”, explica o Gerente da Área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.
De acordo com Macedo, as avaliações realizadas pelos âncoras (compradores internacionais) durante as negociações apontam 94,02% de possibilidades de concretização de negócios. “Temos a Jumbo, rede da Angola, que participou pela segunda vez da rodada de negócios. Em 2008, ela comprou produtos de sete indústrias e nesta edição ampliou para nove fornecedores brasileiros, adquirindo produtos de Utilidades Domésticas, PET, Cosméticos, produtos de Limpeza, entre outros, e continua fechando negócios após a rodada.”
“Em um período em que as exportações estão sendo dificultadas pela baixa cotação do dólar, os resultados do 5º Encontro Internacional de Negócios teve muito êxito e contribuiu para a indústria nacional implementar seus negócios no mercado externo”, diz o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.
5º edição da Rodada Internacional de Negócios
Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a 5ª edição contou com 25 compradores internacionais, 28 fornecedores brasileiros, de quatro diferentes Estados, que ofertaram mais de 90 tipos de produtos, de oito segmentos diferentes, com destaque para alimentos, bebidas e produtos de utilidades domésticas (plásticos).
Projeto Vendedor
Já no Projeto Vendedor, criado e implementado exclusivamente pela Abras, aconteceram 80 reuniões, onde os fornecedores internacionais negociaram com supermercadistas brasileiros presentes à 45ª Convenção Abras, ou seja, os 700 principais empresários e executivos do setor no Brasil.
Países participantes:
Angola |
Argentina |
Bahrein |
Bolívia |
Catar |
Costa Rica |
Chile |
Egito |
Equador |
França |
Guatemala |
Moçambique |
Panamá |
Paraguai |
Peru |
Porto Rico |
Portugal |
Uruguai |
Venezuela |
Compradores Internacionais País Afo Santos Angola Ali Bin Ali Group Catar Auchan Groupe França Cencosud Chile Chile Cencosud Peru Peru Distribuidora Centro-Americana Panamá Estrella Supermercados Argentina Excelsior Gama Venezuela Gessa Supermercados Costa Rica Hipermaputo Moçambique Hipermaxi Bolívia Jumbo Supermercados Angola Ketal Supermercados Bolívia La Gallega Supermercados Argentina Maza Bahrein Malibe Panamá Mega Santa Maria Equador Metro Market Egito N.G.O Saeca Paraguai Stock Supermercados Paraguai Tata Supermercados Portugal Yaguar Supermercados Argentina
Luciana Martins - Repórter Portal ABRAS