Adesão ao Encontro Internacional de Negócios é 33% maior que na edição anterior

Leia em 5min 10s

 
Utilidades domésticas, snacks e produtos refrigerados de marcas próprias conquistam compradores de países como Angola, Moçambique e Venezuela

 

Negociocinco
Negocioquatro
Negociodois
Negociotres
“Do ponto de vista profissional, não serei o mesmo depois de participar dessa rodada de negócios promovida pela Abras.” O depoimento é do proprietário da rede Angolana, Afo Santos, Afonso Santos, que participou pela primeira vez do Encontro Internacional de Negócios, realizado paralelamente à 45ª Convenção Abras.


Durante dois dias, foram realizadas 729 reuniões entre fornecedores brasileiros e 25 compradores (redes de supermercados) de países como Catar, Egito e França, que participaram pela primeira vez e de outras 16 nações (veja tabela abaixo).

 

As negociações trouxeram resultados imediatos, como a compra de um contêiner de produtos de utilidades domésticas (plásticos) pela rede Afo Santos, negociada com a Plasútil, uma das 28 indústrias que participaram da rodada internacional de negócios. Outro destaque foram as negociações da empresa Pacific.

 

Participantes pela primeira vez, a indústria fechou a venda de um contêiner de sua linha de snacks para a rede Hipermaputo, de Moçambique. As marcas próprias da Clap (Maricota Alimentos) também interessaram aos Venezuelanos da rede supermercadista Excelsior, que adquiriram produtos congelados.

 


“Ainda existem negociações em andamento, e os resultados parciais mostram 33% a mais de adesão ao projeto em comparação com a edição realizada no ano passado”, explica o Gerente da Área Internacional da Abras, Cláudio Macedo.

 


De acordo com Macedo, as avaliações realizadas pelos âncoras (compradores internacionais) durante as negociações apontam 94,02% de possibilidades de concretização de negócios. “Temos a Jumbo, rede da Angola, que participou pela segunda vez da rodada de negócios. Em 2008, ela comprou produtos de sete indústrias e nesta edição ampliou para nove fornecedores brasileiros, adquirindo produtos de Utilidades Domésticas, PET, Cosméticos, produtos de Limpeza, entre outros, e continua fechando negócios após a rodada.”

 


“Em um período em que as exportações estão sendo dificultadas pela baixa cotação do dólar, os resultados do 5º  Encontro Internacional de Negócios teve muito êxito e contribuiu para a indústria nacional implementar seus negócios no mercado externo”, diz o superintendente da Abras, Tiaraju Pires.

 


5º edição da Rodada Internacional de Negócios

 

 

Promovido em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), a 5ª edição contou com 25 compradores internacionais, 28 fornecedores brasileiros, de quatro diferentes Estados, que ofertaram mais de 90 tipos de produtos, de oito segmentos diferentes, com destaque para alimentos, bebidas e produtos de utilidades domésticas (plásticos).

 

Projeto Vendedor

 

Já no Projeto Vendedor, criado e implementado exclusivamente pela Abras, aconteceram  80 reuniões, onde os fornecedores internacionais negociaram com supermercadistas brasileiros presentes à 45ª Convenção Abras, ou seja, os 700 principais empresários e executivos do setor no Brasil.

 

 

Países participantes:

 

 

 

Angola
Argentina
Bahrein
Bolívia
Catar
Costa Rica
Chile
Egito
Equador
França
Guatemala
Moçambique
Panamá
Paraguai
Peru
Porto Rico
Portugal
Uruguai
Venezuela

 Compradores Internacionais                                  País
Afo Santos   Angola
Ali Bin Ali Group Catar
Auchan Groupe França
Cencosud Chile Chile
Cencosud Peru Peru
Distribuidora Centro-Americana Panamá
Estrella Supermercados Argentina
Excelsior Gama Venezuela
Gessa Supermercados Costa Rica
Hipermaputo Moçambique
Hipermaxi Bolívia
Jumbo Supermercados Angola
Ketal Supermercados Bolívia
La Gallega Supermercados Argentina
Maza Bahrein
Malibe Panamá
Mega Santa Maria Equador
Metro Market Egito
N.G.O Saeca Paraguai
Stock Supermercados Paraguai
Tata Supermercados Portugal
Yaguar Supermercados Argentina

 

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 












Luciana Martins - Repórter Portal ABRAS





Veja também

Segmento alimentar impulsiona economia da Espanha

       Por Marlucy Lukianocenko, de Barcelona (Espanha) Nesta manhã (30/09) f...

Veja mais
Lojas de formato menor têm destaque no crescimento dos supermercados

No acumulado dos oito primeiros meses, as vendas do setor somam aumento de 4,27% em relação ao mesmo per&i...

Veja mais
Supermercados em agosto

As vendas nos supermercados cresceram 3,9% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. J...

Veja mais
Abras participa, em Manaus, do lançamento do Plano Brasil sem Miséria – Região Norte

Na ocasião, a presidenta Dilma assinou decreto criando programa em benefício das famílias que desen...

Veja mais
SuperHiper participa da Conferência de Imprensa do lançamento da Alimentaria Barcelona 2012

A editora da revista SuperHiper, Marlucy Lukianocenko, irá participar da Conferência de Imprensa Mundial de...

Veja mais
Anuga FoodTec 2012 dará destaque à segurança alimentar

Por Margareth Meza Em coletiva de imprensa realizada ontem (27/09), em Montevidéu, Uruguai, a organizaç...

Veja mais
Vendas reais do setor supermercadista alcançam alta de 4,27% entre janeiro e agosto, em comparação ao mesmo período de 2010

  A Abras divulgou na manhã desta quarta-feira (28) o desempenho dos principais indi...

Veja mais
Abras participa do Congresso Brasileiro de Desenvolvimento Humano, em Brasília

A Abras participa nesta quarta-feira (29) do Congresso Brasileiro de Desenvolvimento Humano – Saneamento Total e D...

Veja mais
Abras participa do lançamento do Plano Brasil sem Miséria - Região Norte

O lançamento do Plano Brasil sem Miséria – Região Norte terá início às 1...

Veja mais