Teve início, hoje ( 26/3), a 19ª Alimentaria, uma das principais feiras de alimentação e bebidas do mundo, de frequência bianual e sediada em Barcelona, Espanha. Como nas edições anteriores, os príncipes de Astúrias, Don Felipe de Borbón e Dona Leticia Ortiz, "abriram as portas" do evento, cuja expectativa é gerar impacto econômico entre 170 e 200 milhões de euros, conforme estimativa do presidente da Alimentaria, Josep Lluís Bonet.
O mercado de alimentos e bebidas é de extrema importância para o país catalão. Sua produção industrial ultrapassa os 80 milhões de euros e o setor representa 7,6% do PIB espanhol, à frente das àreas automobilística, de tecnologia e moda, também muito fortes na Espanha.
Não à toa, este ano a feira cresceu, tem dois novos pavilhões e está mais internacionalizada. Pela primeira vez, tem um país convidado, o México, e cresceu em 20% o espaço cedido às empresas estrangeiras, inclusive as brasileiras (veja mais sobre a atuação delas ao longo da cobertura da feira para o Portal Abras e revista SuperHiper de abril).
Para abrigar tanto expositores, estrangeiros e locais - quatro mil ao todo, de 75 países - foram reservados 94,8 mil metros quadrados de área para acomodação de estandes, salas para rodadas de negócios e jornadas sobre inovação que, aliás, é um dos tópicos mais mencionados nesta feira.