Superintendente da Abras, Tiarajú Pires |
Sócios de multinacionais, donos e diretores de pequenas e médias empresas do varejo, e principalmente seus herdeiros, estão cada dia mais preocupados com a gestão de seus negócios. Tanto que esse é o foco do curso de MBA ministrado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e que tem início no próximo mês. Isso mostra a evolução do varejo nacional, e uma realidade diferente da vivida pelos pioneiros do setor, como Samuel Klein (fundador da Casas Bahia) ou Valentim dos Santos Diniz (do Pão de Açúcar), que aprendiam a expertise do negócios apenas na prática.
Os alunos são, em sua maioria, sócios de multinacionais, donos e diretores de pequenas e médias empresas. Já passaram por lá pessoas de grupos grandes, como Pão de Açúcar e Imperatriz, mas também de estabelecimentos bem pequenos, de Rondônia a Santa Catarina. Mas outro público também costuma frequentar as aulas: os filhos dos empresários. São pessoas que estão estudando para futuramente assumir a direção de uma companhia e precisam estar informados sobre a dinâmica do segmento.
"O setor varejista pede cada vez mais profissionalização. Vemos uma segunda geração, alunos jovens, focados e com muitos conhecimentos acumulados" diz Edgard Barki, coordenador do curso ao lado de Juraci Parente, da FGV. Ele acredita que um dos pontos fortes está nas discussões centradas na realidade dos alunos, algo raro em especializações. "Foi criado um grande network e a sinergia é visível. Os problemas e dilemas são os mesmos para todos, e a troca de experiências é fundamental". Barki percebe que, apesar dos alunos serem do mesmo ramo, poucos são realmente concorrentes, pois trabalham em regiões diferentes. Desta forma, eles chegam a compartilhar casos, dados e até faturamentos.
O MBA (Master in Business Administration, ou, em português, grau de Mestre em Administração de Empresas) é uma pós-graduação para especialização de executivos nas diversas disciplinas da administração. Único no Brasil focado na área de supermercados, o curso da Abras em parceria com a FGV atualmente tem boa procura.
Tiarajú Peixoto Pires, superintendente da Abras, revela que o MBA começou a ser pensado em 2006, quando a associação percebeu a necessidade da criação de uma especialização para atender um público diferente. "A Abras já tinha uma série de cursos operacionais, mas nenhum direcionado a este público. Procuramos a FGV, faculdade reconhecida no mercado, e construímos o curso em conjunto, escolhendo aulas e professores".
A associação considera os resultados significativos e diz receber ótimos depoimentos dos alunos. Já são mais de 100 pessoas formadas e o trabalho de conclusão de curso é feito na prática, servindo muitas vezes de consultoria para empresas, uma vez que são estudos reais. As disciplinas abordam desde operações de loja, estoque, logística, ambiente a gestão de categoria.
Alunos
Aluna da 2ª turma do curso, Renata Harumi Takara formou-se em 2010 e mantém até hoje contatos que fez nas aulas. Ela era uma das proprietárias do supermercado Peri, que hoje pertence ao grupo Ricoy, e se inscreveu no programa para aumentar a experiência e didática. "Conheci muitas pessoas. Os hábitos e culturas eram diversos, mas todos com a mesma visão", comentou. Como as aulas acontecem só um final de semana por mês, pessoas de outros estados podem viajar a São Paulo e frequentar o curso. A quarta turma que se forma este ano, agrega alunos de 11 estados, 17 cidades e 25 empresas diferentes.
A Abras já recebeu solicitações para realizar o curso em outros estados do País, mas pensa que oferecer tal recurso tornaria os custos muito maiores ou então reduziria sua qualidade. "Os professores que estão na cidade de São Paulo são os melhores, e precisamos deles no MBA. Então preferimos manter um curso fechado, com bom nível e altíssima qualidade", conta o superintendente da Abras. No entanto, ele também revela que pensa em, no futuro, planejar um curso misto, do qual uma parte seria presencial, e uma parte, a distância. "Mas primeiro esperamos pela consolidação completa neste formato atual", completa.
Serviço
O curso do MBA tem duração de 20 meses, e é composto por uma carga horária de 505 horas-aula, a uma mensalidade que atualmente é de R$ 1.650,00. As aulas são ministradas na sede da Abras. O próximo grupo tem início em abril: as inscrições são feitas pelo site da Abras ou por telefone e vão até o fim do mês ou até o término das vagas. Uma turma se forma a cada ano. Conforme a entidade, para se inscrever é necessário ter formação acadêmica (qualquer uma), estar de alguma forma ligado ao setor supermercadista e passar por uma entrevista com um dos professores do curso.
Veículo: DCI