Pesquisa mostra que o autosserviço brasileiro faturou R$ 224,3 bilhões em 2011
O 35º Ranking Abras 2012, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), confirma os bons resultados de 2011 para o setor supermercadista brasileiro. No ano, as vendas do autosserviço somaram R$ 224,3 bilhões, percentual 11,3% superior ao de 2010, em valores nominais.
O faturamento das 20 maiores empresas evoluiu 20,7%, de acordo com o estudo, elaborado pela Abras em parceria com a Nielsen, passando de R$ 115,8 bilhões, em 2010, para R$ 139,8 bilhões em 2011.
Os quatro primeiros colocados no Ranking Abras, em 2011, são: Pão de Açúcar (faturamento de R$ 52,6 bilhões), Carrefour (R$ 28,7 bilhões),Walmart (R$ 23,5 bilhões) e Cencosud (R$ 6,2 bilhões). A pesquisa completa do Ranking Abras 2012 será publicada na edição de abril da Revista SuperHiper.
As vendas informadas pelo Pão de Açúcar contemplam também as vendas das Casas Bahia e Ponto Frio, que representam 39% do faturamento total do grupo.
O valor do faturamento informado pelo Carrefour em 2011 não contempla as vendas do Dia%, que desde 5 de julho opera separadamente do grupo. Se considerarmos somente o desempenho do Carrefour essa variação passa a ser positiva de 8,9%.
No faturamento informado pelo Cencosud já estão incorporadas as vendas das cadeias adquiridas no final de 2010 e em 2011, tais como Bretas, Perini e outras.
A pesquisa completa do Ranking Abras 2012 será publicada na Revista SuperHiper.
Fonte: Departamento de Economia e Pesquisa da Abras/Portal Abras |