Por Margareth Meza, de Barcelona, Espanha
A programação do segundo dia da Alimentaria, feira de alimentos e bebidas sediada em Barcelona, Espanha, privilegiou o tema inovação. Palestra do diretor global coorporativo do Google, Juan Marino, revelou os princípios gerais da empresa, aplicáveis em qualquer tipo de negócio, para se consolidar como segunda companhia mais inovadora do mundo.
Estamos atrás somente da Apple, conforme a revista norte americana Fortune, disse o executivo. Ele fez questão de enfatizar que, para inovar, não é preciso gastar rios de dinheiro. Comprovou essa afirmação ao mostrar que o Google é o 44º colocado em injeção de recursos para inovar e a Apple, a 31ª companhia deste ranking, também de acordo com informações da revista Fortune, dos Estados Unidos.
Marino elencou nove princípios essenciais para se ter inovação, sob o ponto de vista do Google. Entre eles, atrair pessoas talentosas, colher ideias de todas as partes, compartilhar informações da empresa com a equipe, monitorar dados e não descontinuar projetos que não atendam as expectativas, mas sim aperfeiçoá- los.