Além dos ovos, cerveja, vinhos e azeites subiram até 7,7%
A Páscoa deste ano chega mais salgada à mesa do brasileiro. Além dos ovos de chocolate que tiveram um aumento de 5,9% em comparação ao preço do ano passado, os demais itens, comuns a comemoração, também ficaram até 7,7% mais caros — caso da cerveja. O reajuste foi apontado pela pesquisa do Departamento de Economia e Pesquisa da Associação Brasileira de Supemercados (Abras) de comparação de preços com a Páscoa de 2011.
A segunda maior alta foi verificada no preço dos refrigerantes (5,9%), ovos de Páscoa em geral (5,9%), chocolates em geral (4,0%), colomba pascal (3,4%), peixes em geral (3,2%) e vinhos nacionais (2,6%).
Até mesmo os itens importados apresentaram aumento. O bacalhau foi o item que teve maior alta de preço (1,5%), em relação a 2011, seguido pelos azeites (0,8%). Importados em geral e vinhos importados apresentaram alta nos preços de 0,9% e 0,8%, respectivamente.
Vendas — Apesar dos aumentos, o setor supermercadista paranaense, representado pelas grandes redes do Estado, estima um crescimento de 20% nas vendas da Páscoa deste ano, se comparadas as de igual período do ano passado, de acordo com a Associação Paranaense de Supermercados (Apras). O volume é superior a previsão nacional do setor estimada em 11,1%, conforme pesquisa divulgada pela Abras.
De acordo com informações passadas pelo Supermercado Condor, por exemplo, as vendas vão ter um aumento de 20%, comparado com o mesmo período do ano passado. Para alcançar a meta, o departamento comercial conta com um mix de 300 itens e garante os melhores preços, assim como a facilidade de pagamento — parcelamento em até 10x sem juros.
Na rede Wallmart, Big e Mercadorama, para esse ano, a expectativa das lojas é que as vendas sejam 20% maiores que as do ano passado. Além de chocolate, pescados, azeites e vinhos são outros produtos que estão tendo seus estoques reforçados para a Páscoa. Nas unidades Sam’s Club de Curitiba também os sócios-clientes têm a opção de adquirir chocolates importados com ampla variedade.
A rede Super Muffato espera para a Páscoa 2012 um aumento de 15% nas vendas e, segundo o gerente do departamento de mercearia da rede, Sandro Batista, para atingir a meta as lojas estão trabalhando com novas marcas e lançamentos.
Nacional — O levantamento realizado pelo Departamento de Economia e Pesquisa da Abras mostra que 85% dos supermercadistas acreditam que as vendas da Páscoa 2012 serão superiores às de 2011 e apenas 15% apostam em vendas no mesmo patamar do ano anterior.
A Pesquisa de Páscoa, realizada anualmente pela entidade nacional do setor, aponta que os supermercados esperam crescimento de 11,1% nas vendas de produtos de Páscoa este ano, em comparação com 2011. A época é considerada o segundo melhor período em vendas para o setor, em todo o ano.
“A pesquisa apontou que o setor não acredita em queda de vendas nesta Páscoa em relação ao ano anterior. Isso mostra o nosso otimismo, como supermercadistas, que apostamos em uma mesa farta para o consumidor brasileiro neste período”, afirma o presidente da Abras, Sussumu Honda.
Veículo: Bem Paraná