O presidente da Abras Sussumu Honda participou hoje do 1º dia do Congresso e Feira de Negócios em Supermercados, promovido pela Associação Paulista de Supermercado (Apas), em São Paulo.
Geraldo Alckmin, João Galassi, Orlando Morando e Susumu Honda, na abertura da Apas 2012 |
A Feira vai até o dia 10 de maio e tem como objetivo promover a integração entre supermercadistas, consumidores, indústria fornecedora e poder público, além de proporcionar oportunidades de negócios para o setor.
Durante a cerimônia de abertura, que contou também com a presença de executivos do setor, entre eles João Galassi, presidente da Apas e autoridades políticas como o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, o presidente da Abras destacou as ações colaborativas que a entidade participa junto ao Governo Federal.
“Temos nosso próprio setor articulado pela Abras, com o apoio das 27 estaduais, que colabora em muitas frentes com o governo e a sociedade. São frentes como: Ministério da Saúde e Anvisa, com a Campanha de Redução do Consumo de Sal; Ministério da Agricultura e Anvisa com o RAMA, Programa de Rastreamento e Monitoramento de Agrotóxicos; Plano Brasil Sem Miséria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Temos também o Acordo Setorial com o Ministério do Meio Ambiente, para reduzir em 40% o uso de sacolas plásticas até 2015, além disso, participamos também da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que destaca a necessidade de conscientizar o consumidor sobre a importância do descarte consciente, e é o processo colaborativo mais importante que temos para os próximos anos na questão do meio ambiente”, diz Honda.
Na ocasião, a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello destacou a parceria da Abras por meio do presidente da entidade Sussumu Honda, no desenvolvimento das ações colaborativas junto ao governo Federal.
“Chegamos a 6ª economia do mundo, milhares de pessoas superaram a pobreza e 40 milhões chegaram à classe média, e é cada vez mais importante ações que contribuem para o fim da pobreza no País. Quero agradecer a Abras e a Apas pela parceria na implantação dos agricultores familiares na cadeia produtiva”, ressalta ministra referindo-se ao Acordo de Cooperação Técnica assinado pelo MDA, Apas e a Abras, por meio do qual todos se comprometem a atuar em conjunto em ações que visem combater a pobreza extrema no País, como ação do Plano Brasil Sem Miséria. Uma das diretrizes é a ampliação da participação dos agricultores familiares, povos e comunidades tradicionais nos mercados privados e a ampliação da comercialização dos produtos da agricultura familiar nas redes varejistas.
Coletiva
Durante entrevista coletiva à imprensa, realizada hoje de manhã em São Paulo, o presidente da Abras Sussumu Honda, destacou a importância das medidas de redução de juros, anunciadas recentemente pelo governo Federal.
“Nenhum país do mundo poderia crescer com uma taxa de juros tão alta como a nossa, e uma medida do governo para reduzir essas taxas é muito importante. O Brasil precisa estar em um patamar de taxa de juros compatível com o resto do mundo”, ressalta Honda.
Fonte: Portal Abras