Supermercados de São Paulo têm nível de confiança elevado para 2013

Leia em 1min 40s

Diante dos resultados positivos de dezembro, o otimismo do setor deve aumentar ao longo deste ano

 
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) apontou que em dezembro de 2012 houve 36% de otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 30% mostraram-se pessimistas e 34% neutros. A análise do momento atual mostrou que os índices de otimismo atingiram 31,5%, quando falou-se em futuro; 40,1% dos entrevistados mostraram-se otimistas.

A estabilidade da alta confiança está relacionada ao maior otimismo em relação à expectativa atual das vendas (72% de otimismo). Em virtude das festas de final de ano e o consequente aumento do consumo, pelo segundo mês consecutivo (novembro e dezembro) a confiança do setor supermercadista foi influenciada de forma positiva.

“A expectativa é que os níveis de confiança permaneçam elevados em 2013 por conta da recuperação da economia brasileira. Com o crescimento do PIB, haverá maiores índices de empregos e rendas, duas variáveis que influenciam diretamente no desempenho do setor supermercadista”, diz João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).

NOTA METODOLÓGICA

A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.

 


Veja também

Mercados de bairro entram na mira dos grandes grupos

O dia a dia corrido e a busca por comodidade favorecem comércio nos bairrosO aumento da renda do consumidor, o di...

Veja mais
Pesquisa Ranking Abras 2013 já começou

Participe da Pesquisa RANKING ABRAS 2013. O formulário on-line pode ser preenchido pelos supermercadistas de todo...

Veja mais
ABRAS, GS1, ABAD levam grupo de empresários e executivos para NRF 2013 nos Estados Unidos

Evento traz apresentações inovadoras de grandes experts mundiais e mostra as principais tendências d...

Veja mais
Paraense assume Abras e terá desafios

...

Veja mais
Comercialização nos supermercados sobe 6,45% em novembro

As vendas nos supermercados aumentaram 6,45% em novembro em todo o País, na comparação com igual pe...

Veja mais
Vendas dos supermercados acumulam alta de 5,29%

      As vendas reais do setor supermercadista acumulam alta de 5,29% até novembro,...

Veja mais
Nova diretoria da Associação Paraense de Supermercados (Aspas) toma posse em Belém

  Fernando Yamada, ex-presidente da Aspas e presidente eleito da Abras para a gestão 2013/2014, e Sussumu H...

Veja mais
Supermercados de SP devem faturar mais

A Associação Paulista de Supermercados (Apas) prevê que as vendas em faturamento dos supermercados p...

Veja mais
Abras apresenta proposta para desoneração de produtos da Cesta Básica Nacional

O presidente da Abras, Sussumu Honda, apresentou a proposta da entidade para ampliação da desoneraç...

Veja mais