Diante dos resultados positivos de dezembro, o otimismo do setor deve aumentar ao longo deste ano
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do Estado de São Paulo (PCS/APAS) apontou que em dezembro de 2012 houve 36% de otimismo em relação ao ambiente econômico atual e futuro. Do total de entrevistados, 30% mostraram-se pessimistas e 34% neutros. A análise do momento atual mostrou que os índices de otimismo atingiram 31,5%, quando falou-se em futuro; 40,1% dos entrevistados mostraram-se otimistas.
A estabilidade da alta confiança está relacionada ao maior otimismo em relação à expectativa atual das vendas (72% de otimismo). Em virtude das festas de final de ano e o consequente aumento do consumo, pelo segundo mês consecutivo (novembro e dezembro) a confiança do setor supermercadista foi influenciada de forma positiva.
“A expectativa é que os níveis de confiança permaneçam elevados em 2013 por conta da recuperação da economia brasileira. Com o crescimento do PIB, haverá maiores índices de empregos e rendas, duas variáveis que influenciam diretamente no desempenho do setor supermercadista”, diz João Galassi, presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS).
NOTA METODOLÓGICA
A Pesquisa de Confiança dos Supermercados do estado de São Paulo (PCS/APAS) é apurada mensalmente pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) desde junho de 2011. Os dados são coletados juntos aos empresários supermercadistas, representando, 85% do faturamento do setor supermercadista do estado de São Paulo, portanto, a amostra é representativa do comportamento do setor no estado de São Paulo. A pesquisa tem como objetivo identificar o nível de confiança dos supermercados com relação ao cenário macroeconômico considerando a percepção atual e a expectativa futura. Desta maneira, os dados são segmentados entre o Resultado Geral, Percepção Atual e Expectativa Futura. As análises dos resultados auxiliam os empresários do setor na tomada de decisão com relação ao reabastecimento, investimentos, compras, estoque. E de maneira geral auxilia o mercado na análise de tendências, plano de negócios, potencialidades, inserção no mercado.