Campanha Promocional e Projeto Setorial são as duas primeiras ações para ampliar o consumo de vinhos no País

Leia em 4min 40s

2013 é o ano do Vinho! E o motivo é muito simples: o acordo de cooperação entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as importadoras para estimular o mercado de vinhos finos e o consumo de produtos nacionais já está sendo colocado em prática e tem tudo para ampliar o consumo de vinho no Brasil ainda este ano.

 


  Vinhojaneiro
  Adilson Carvalhal Junior, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Importadores e Exportadores de Alimentos e Bebidas (ABBA), José Augusto Rodrigues da Silva,  Presidente Executivo da Associação Brasileira de Bebidas (ABRABE), Carlos Raimundo Paviani – Diretor-executivo do Instituto Brasileiro do Vinho (IBRAVIN), Marcio Milan, Vice-Presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS)
O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN, divulgou nesta terça-feira (22) as primeiras ações para implementação do acordo de cooperação firmado no ano passado, que tem como meta aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016. Em conjunto, todos os elos da Cadeia do Vinho têm ainda como meta ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos. Mas o foco do grupo será fazer a categoria vinhos crescer como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro.

  

 

 

Campanha: "No Verão, vá de Vinho Branco"


Para começar essa empreitada o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho decidiu lançar uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo, visando aumentar o consumo desses itens em 20% especialmente neste início de ano (Verão 2013 - janeiro a março).

 

Como no Brasil o consumo de vinho costuma estar relacionado ao frio ou a datas comemorativas, a proposta da campanha é associar o verão, o sol, ao vinho branco, daí todos os materiais terem um grande sol amarelo-alaranjado estilizado em fundo de garrafa (de vinho, claro!)

 

Coletivavinhoverao  
Marcio Milan, Vice-Presidente da Abras e Carlos Paviani, Diretor-Executivo do IBRAVIN no lançamento da campanha "No verão, vá de vinho branco"!  

Como o vinho branco é uma bebida leve, refrescante e aromática que combina perfeitamente com praia, happy hour e frutos do mar, a proposta é mostrar, por meio da campanha promocional em supermercados, que essa é uma excelente opção de compra de bebidas para o verão.

 

Os materiais da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) estarão distribuídos nos pontos de venda, mas as empresas participantes podem complementar a campanha com promoções próprias.

 

 

Inicialmente, já aderiram à campanha mais de 20 lojas de supermercados em Porto Alegre e 30 em São Paulo, e as adesões estão em andamento.

 

Clique aqui e conheça os materiais da campanha para os pontos de venda

 

Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil

 

  Conhecervinhos
   
Para vender mais vinho é preciso aproximar ainda mais produtores (principalmente os pequenos e médios) e os varejistas. Essa é a proposta do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, cuja primeira edição acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.


Trata-se de uma missão comercial, com rodadas de negócio, para integrar compradores de supermercados, convidados pela ABRAS, ABRABE E A.B.B.A, e produtores convidados pelas entidades vitivinícolas brasileiras, UVIBRA e IBRAVIN. Já está confirmada a participação de pelo menos 40 vinícolas e cerca de 50 compradores de diversas redes e importadoras do País.

 

 

Outras ações

 

O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho continuará trabalhando para implementar outras ações ao longo do ano. Entre as atividades já programadas está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinícola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em 19 de outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, através de legislação específica.

 

Veja o projeto Conhecendo os vinhos do Brasil

 


ABRAS - Associação Brasileira de Supermercados
A.B.B.A - Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas
ABRABE - Associação Brasileira de Bebidas
UVIBRA - União Brasileira de Vitivinicultura
IBRAVIN - Instituto Brasileiro do Vinho

 

Fonte: Redação Portal Abras

 


Veja também

Mercado de vinhos finos nacionais deve subir 20%

Ano promete fechar com a comercialização de 27 milhões de litros A indústria nacional de vi...

Veja mais
Abertas as inscrições para projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil

         Evento acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro na Serra Gaúcha, no Rio ...

Veja mais
TJ libera venda de sacolinhas na capital mineira

Liminar autoriza comercialização das unidades feitas de material biodegradável, mas cabe a cada est...

Veja mais
ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA e IBRAVIN realizam entrevista coletiva sobre mercado do vinho, dia 22/01

Na entrevista serão divulgadas as ações setoriais para ampliar consumo de vinho no Pa&iac...

Veja mais
2013, um ano não da sorte, mas do otimismo

  Crescimento acima de 3%, inflação rompendo a meta e o dólar e...

Veja mais
Sussumu Honda comenta posse de Fernando Yamada

Fernando Yamada, ex-presidente da Associação Paraense de Supermercado (Aspas), assumiu a presidência...

Veja mais
Furto em supermercados

No início do sistema de auto-serviço, principalmente em supermercados, furtar mercadorias era atividade de...

Veja mais
Supermercados de São Paulo têm nível de confiança elevado para 2013

Diante dos resultados positivos de dezembro, o otimismo do setor deve aumentar ao longo deste ano A Pesquisa de Con...

Veja mais
Mercados de bairro entram na mira dos grandes grupos

O dia a dia corrido e a busca por comodidade favorecem comércio nos bairrosO aumento da renda do consumidor, o di...

Veja mais