Lançada campanha para aumento de consumo de vinho branco no Brasil

Leia em 3min 30s

Campanha Promocional e Projeto Setorial são as duas primeiras ações para ampliar o consumo de vinhos no País

2013 é o ano do Vinho! E o motivo é muito simples: o acordo de cooperação entre o setor vitivinícola, os supermercadistas e as importadoras para estimular o mercado de vinhos finos e o consumo de produtos nacionais já está sendo colocado em prática e tem tudo para ampliar o consumo de vinho no Brasil ainda este ano.

O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho, formado por representantes da ABRAS, A.B.B.A, ABRABE, UVIBRA E IBRAVIN, apresentou nesta terça-feira, dia 22, as primeiras ações para implementação do acordo de cooperação firmado no ano passado, que tem como meta aumentar o consumo de vinhos no Brasil de 1,9 litro para 2,5 litros per capita até o final de 2016. Em conjunto, todos os elos da Cadeia do Vinho têm ainda como meta ampliar a venda de vinhos finos brasileiros de 19 para 40 milhões de litros em quatro anos. Mas o foco do grupo será fazer a categoria vinhos crescer como um todo, ganhando a preferência do consumidor brasileiro.

Campanha: “No Verão, vá de Vinho Branco”

Para começar essa empreitada o Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho decidiu lançar uma campanha promocional dos vinhos brancos no varejo, visando aumentar o consumo desses itens em 20% especialmente neste início de ano (Verão 2013 – janeiro a março).

Como no Brasil, o consumo de vinho costuma estar relacionado ao frio ou a datas comemorativas, a proposta da campanha é associar o verão, o sol, ao vinho branco, daí todos os materiais terem um grande sol amarelo-alaranjado estilizado em fundo de garrafa (de vinho, claro!).

Como o vinho branco é uma bebida leve, refrescante e aromática que combina perfeitamente com praia, happy hour e frutos do mar, a proposta é mostrar, por meio da campanha promocional em supermercados, que essa é uma excelente opção de compra de bebidas para o verão. Os materiais da campanha (cartazes de preço, sinalizador de ilha, tag de garrafa, régua de gôndola e stopper) estarão distribuídos nos pontos de venda, mas as empresas participantes podem complementar a campanha com promoções próprias.

Inicialmente, já aderiram à campanha mais de 20 lojas de supermercados em Porto Alegre e 30 em São Paulo, e as adesões estão em andamento.

Projeto Setorial: Conhecendo os Vinhos do Brasil

Para vender mais vinho é preciso aproximar ainda mais produtores (principalmente os pequenos e médios) e os varejistas. Essa é a proposta do projeto Conhecendo os Vinhos do Brasil, cuja primeira edição acontece de 31 de janeiro a 3 de fevereiro deste ano na Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul.
Trata-se de uma missão comercial, com rodadas de negócio, para integrar compradores de supermercados, convidados pela ABRAS, ABRABE E A.B.B.A, e produtores convidados pelas entidades vitivinícolas brasileiras, UVIBRA e IBRAVIN. Já está confirmada a participação de pelo menos 40 vinícolas e cerca de 50 compradores de diversas redes e importadoras do País.

Outras ações

O Grupo de Trabalho da Cadeia do Vinho continuará trabalhando para implementar outras ações ao longo do ano. Entre as atividades já programadas está em andamento a discussão para criação do Fundo de Promoção e Ordenamento do Mercado Vitivinicola no Brasil, no âmbito da Câmara Setorial da Viticultura, Vinhos e Derivados, órgão consultivo junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), em Brasília e que congrega todas as entidades participantes do Acordo firmado em 19 de outubro. A previsão inicial é que este trabalho seja concluído durante este ano, quando seria proposta formalmente a criação do fundo, através de legislação específica.
“A campanha não prevê descontos, mas há uma tendência de que esse movimento seja feito. Teremos um melhor mix de produtos e mais informação para o consumidor”, disse o presidente do conselho deliberativo da ABBA, Adilson Carvalhal Junior.

ABRAS – Associação Brasileira de Supermercados
A.B.B.A – Associação Brasileira de Exportadores e Importadores de Bebidas
ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas
UVIBRA – União Brasileira de Vitivinicultura
IBRAVIN – Instituto Brasileiro do Vinho


Veículo: Site Word Brasil (22/01/2013)


Veja também

Campanha é lançada para aumentar o consumo de vinho no Brasil

Foi lançada pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), a Associação Brasile...

Veja mais
Venda de vinho fino nacional deve crescer 20%, diz Ibravin

A indústria nacional de vinhos está otimista com o crescimento de vendas de seus produtos para os pr&oacut...

Veja mais
Venda de vinho nacional irá crescer 20%

Com relação à produção, safra deve ser de 690 milhões de quilos de uvas, a mes...

Veja mais
Muitos brindes se o imposto cair

  Veículo: Correio Popular - Campinas/SP (23/01/2013)    ...

Veja mais
Setor de vinhos pede redução de imposto ao Governo

  Veículo: A Tribuna de Santos - SP (23/01/2013)  ...

Veja mais
Proposta decente, "verão e vinho branco"

Por Paula Cunha Elevar o consumo nacional de vinho de 1,9 litro per capita para 2,5 litros até 2016 é...

Veja mais
Ação conjunta visa a dobrar o consumo de vinhos no País

Para estimular o consumo de vinho da população brasileira, e dobrar o consumo per capita até 2016, ...

Veja mais
Venda de vinho fino nacional deve crescer 20%, diz Ibravin

  Veículo: Jornal do Commercio - RJ...

Veja mais
Venda de vinho fino deve crescer 20%, estima Ibravin

Com relação à produção, o Ibravin prevê uma safra igual à de 2012, quand...

Veja mais