O plano Abras Maior, as recentes audiências da entidade com órgãos do governo federal e outras entidades setoriais e assunto relacionados aos Comitês Abras foram alguns temas da segunda reunião da diretoria realizada na quarta-feira (27), em São Paulo.
Na ocasião o presidente da Abras, Fernando Yamada, falou sobre os primeiros resultados nas vendas do setor. "O ano começou bem. Em janeiro as vendas dos supermercados apresentaram alta de 1,82%. A evolução continua. Em fevereiro, o indicador já deverá mostrar o impacto do aumento do salário mínimo ocorrido em janeiro", destacou Yamada.
As principais demandas do setor, como desoneração da operação, de produtos, os resultados do setor supermercadista e as metas de ampliação do conhecimento também foram temas da pauta.
Das recentes ações da entidade, Yamada destacou as audiências no Banco Central, que tratou de cartões de crédito, débito e vouchers, a reunião no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), em que foi apresentado o Plano Abras Maior, e o objetivo da entidade em procurar desonerar as empresas do setor, por meio de várias iniciativas, dentre elas as ações para aprimorar a capacidade de investimento no setor via BNDES; a redução de impostos na compra de equipamentos, da desoneração da folha de pagamento. Já no encontro com o Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além do Plano Abras Maior, a diretoria da Abras falou sobre as formas de ampliar a parceria da entidade em relação ao Termo de Cooperação Técnica, firmado com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), incluindo o apoio do setor também à agricultura familiar proveniente de regiões de assentamentos da reforma agrária. Uma das propostas do presidente da ABRAS, em estudo, inclui o projeto piloto em seu estado, o Pará, e no Estado do Tocantins. Também foram discutidos na reunião da diretoria outros temas como Cesta Básica e as ações dos comitês da entidade, como do Comitê Associações Estaduais, Institucional, Meios de Pagamento, Ministério do Trabalho, Sustentabilidade, e a agenda de compromissos da entidade.
Além do presidente da entidade participaram da reunião, os vice-presidentes, diretores, gerentes executivos da Abras e consultores.
Fonte: Redação Portal Abras