Cerimônia de abertura da 47ª Convenção Abras contou com a presença de autoridades, deputados, mais de 700 executivos do varejo nacional e internacional
"Vocês, empresários supermercadistas, são determinantes no potencial de crescimento do País. Acreditem na importância de vocês em qualquer negociação. Se for negociar de cabeça baixa, já perdeu. Ninguém é maior do que vocês, quando você for negociar, seja com Mantega, Dilma, Obama, entre de cabeça erguida. Se baixar a cabeça não leva", aconselhou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos mais de 700 executivos do varejo nacional e internacional presentes na cerimônia que abriu a 47ª Convenção Abras. Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na abertura da 47ª Convenção Abras Presidente da Abras, Fernando Yamada, e o ex-presidente Lula durante o jantar de abertura da 47ª Convenção Abras Mais de 700 líderes do setor supermercadista participaram da cerimônia
Lula falou também sobre o cenário econômico, as conquistas do seu governo, do otimismo com o futuro do país. "Não há como este país não dar certo, não há como a economia não voltar a crescer e este país não dar um salto de qualidade nos próximos anos. Não tem nenhum país hoje com a possibilidade de crescimento do Brasil. Tenho certeza que vocês continuarão crescendo e cada vez mais o consumidor vai continuar comprando. Vocês são hoje o símbolo da fortaleza desse país".
O cenário econômico durante o governo Lula foi destacado pelo presidente da Abras, Fernado Yamada. "Sob o seu comando, os anos 2000 nos trouxeram um novo desafio: atender mais consumidores, de diferentes perfis, todos como a mesma expectativa de bons serviços e produtos".
Yamada afirmou que o crescimento real do salário mínimo e o ganho médio do trabalhador brasileiro, somado com o Bolsa Família, representaram importantíssima redistribuição de renda no País, fazendo chegar mais recursos nas mãos da parcela mais numerosa da população. "Naturalmente o setor de supermercados foi um dos que mais registrou o efeito positivo desta mudança. Hoje o mercado de baixa renda é o melhor, representa a maior parte do faturamento dos supermercados."
A cerimônia contou ainda com a participação do Secretário de Comércio e Serviços do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Humberto Ribeiro, do deputado federal, Moreira Mendes (PSD/RO). O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, foi representado pelo deputado estadual, Orlando Morando.
Também participaram do jantar de abertura da 47ª Convenção, o secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Ministério da Agricultura (Mapa), Caio Rocha, o diretor de Gestão Institucional da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Ivo Bucaresck, o diretor de Metrologia Legal do Inmetro, Luiz Carlos Gomes dos Santos, a gerente geral de Alimentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa, Denise de Oliveira Resende, o presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados - ABAD, José do Egito Frota Lopes Filho, o presidente da Associação Comercial de São Paulo - ACSP, Rogério Amato, o presidente do Instituto Brasileiro de Hortaliças - Ibrahort, Carlos Augusto Schmidt, o presidente da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe), Jose Augusto Rodrigues da Silva, o presidente do Instituto Brasileiro do Vinho - Ibravin, Alceu Dalle Molle, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas, Sanae Murayama Saito, o superintendente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores de Produtos Industrializados - ABAD, o diretor da Federacao das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo, Maurício Stainoff.
Reportagem Luciana Martins
Edição: Susana Ferraz