* Natália Lima, de Atibaia (SP)
Teddy Goff: "É muito importante falar o que você tem de melhor para oferecer ao cliente, uma provocação direta à concorrência pode causar efeito contrário, as pessoas não gostam de ver notícias e informações negativas, é melhor falar dos planos da loja para o futuro, investimentos. A melhor divulgação são os descontos e promoções"
O americano Teddy Goff, diretor da campanha digital do presidente Barack Obama em 2012, abriu na manhã de hoje (11) o circuito de palestras internacionais da 47ª Convenção ABRAS, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP.
Durante apresentação, Goff falou dos métodos utilizados na campanha presidencial americana que, com grande ajuda das redes sociais - 45 milhões de seguidores no Facebook e 33 milhões no Twitter - alcançou números surpreendentes para Obama: arrecadação de mais de 690 milhões de dólares e registro de mais de um milhão de eleitores on-line, e mostrou como essas ações podem contribuir para ajudar empresários supermercadistas em uma melhor comunicação digital com os clientes.
"O importante é trabalhar com algo positivo, divulgar nas redes informações, promoções e atitudes da empresa que façam com que as pessoas parem para ver e falem sobre isso com seus amigos e familiares. Facebook, Twitter, website, e-mail têm grande força no processo de divulgação de uma empresa", ressaltou.
O palestrante também destacou a importância de conhecer o cliente para realizar ações de sucesso nas redes sociais. "Quantas pessoas entram nas suas lojas diariamente? Ações como: descobrir o que elas querem, de onde vêm, pode ajudar no processo de fidelização e fazer com se sintam parte do supermercado. Os empresários podem conquistar isso com descontos especiais, promoções e, nesse caso, o e-mail é um forte aliado."
Durante a palestra, Goff mostrou também trechos dos vídeos "Dinner with Obama" (jantar com Obama) postados no Youtube durante a campanha presidencial de 2012 no qual mostra o presidente jantando casualmente com cidadãos comuns e contando fatos de sua infância - os vídeos registraram cerca de 133 milhões de visualizações - todas as ações conjuntas geraram mais de US$ 100 milhões em mídia on-line, maior programa desse tipo na história política americana. "Queríamos que as pessoas se envolvessem com a campanha, conhecessem o Obama como ele realmente era. A aproximação é muito importante também nos negócios, faz com que os clientes se sintam mais envolvidos com a loja."
E ao responder uma pergunta de um participante do evento sobre como atuar em relação à concorrência Goff deu uma dica. "É muito importante falar o que você tem de melhor para oferecer ao cliente, uma provocação direta à concorrência pode causar efeito contrário, as pessoas não gostam de ver notícias e informações negativas, é melhor falar dos planos da loja para o futuro, investimentos. A melhor divulgação são os descontos e promoções", destacou Goff.
Convenção ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados realiza a 47ª Convenção ABRAS até 12 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP. O evento já é tradição da entidade e reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil e renomados especialistas do varejo internacional.
*Natália Lima é repórter do Portal ABRAS