47ª Convenção ABRAS: “O que era exemplo antes, hoje já não é mais”, diz Michael Sansolo

Leia em 2min 20s

* Natália Lima, de Atibaia (SP)

 

Sansolo
O americano Michael Sansolo falou de planejamento estratégico na manhã de hoje (12) na 47ª Convenção ABRAS. Sansolo é diretor de pesquisa da Coca-Cola (Norte e América Latina), onde atua com grupos de negócios emergentes como redes sociais. É também vice-presidente do Conselho de Administração do Food Institute, uma organização americana de pesquisa da indústria.

 

Utilizando exemplos como o Google, maior site de busca do mundo, a Best Buy, empresa americana especializada em vendas de produtos eletrônicos, e personalidades como Steve Jobs, fundador da Apple e Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, Sansolo destacou a importância dos supermercadistas ficarem atentos para as mudanças que ocorrem no mundo: disparidade de renda, mudança populacional, poder da mulher no mercado de trabalho, entre outros.

 

"O Steve mudou a maneira de usar o celular e o Mark mudou a maneira das pessoas se comunicarem, de fazer amizades. Não existe nenhuma pergunta que fique sem resposta no Google, todos esses trouxeram inovações. Para se ter sucesso nos negócios é fundamental acompanharmos as transformações comportamentais que acontecem no mundo, saber o que os clientes gostam, como se comunicam, em que confiam, em que acreditam e o que valorizam", destacou.

 

Para Sansolo é preciso celebrar o passado, mas crescer pensando no futuro. "O que era exemplo antes, hoje já não é mais. É necessário encontrar uma maneira de conversar com a nova geração. As mídias sociais tem grande poder nesse processo, 15% dos que usam têm 8 anos de idade, 40% estão na faixa entre 18 a 34 anos e 45% têm mais de 35 anos, todo mundo esta usando as mídias sociais, até mesmo os padres nas igrejas." E, nesse processo, ele destacou quatro etapas principais que devem ser levadas em consideração: ouvir, entender, participar e criar.

 

"O empresário deve sempre se perguntar como pode mudar e como deve se preparar para o futuro. Sei que não é fácil viver em um mundo onde as mudanças são constantes, mas isso é apenas o começo. É preciso entender essas transformações e ver oportunidades. Supermercadista, desafie você mesmo a ser sempre melhor, e lembre-se: o amanhã já foi!"

 

 

Convenção ABRAS


A Associação Brasileira de Supermercados realiza a 47ª Convenção ABRAS até hoje (12), no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia - SP. O evento já é tradição da entidade e reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil e renomados especialistas do varejo internacional.

 

 

* Natália Lima é repórter do Portal ABRAS.


Veja também

Confiança cai e analistas estimam alta de 0,3% do varejo

A importante retração da confiança de empresários e consumidores em julho deve ter levado o ...

Veja mais
Redução do poder de compra leva consumidor ao atacado

  Veículo: DCI...

Veja mais
Lei de resíduos sólidos cria discussão entre comércio e indústria

  Veículo: DCI...

Veja mais
1º dia da 47ª Convenção da ABRAS

A 47ª Convenção e Feira de Tecnologia da ABRAS, Associação Brasileira de Supermercados,...

Veja mais
Stew Leonard mostra como cuidar melhor do cliente em palestra na 47ª Convenção ABRAS

"A Stew Leonard's é reconhecida pela sua filosofia ‘cuide com carinho de seu próprio pessoal e eles ...

Veja mais
47ª Convenção ABRAS: Teddy Goff fala da importância das redes sociais nos negócios

  * Natália Lima, de Atibaia (SP)     Teddy Goff: "É muito importante f...

Veja mais
Lula: Supermercados é uma potência

  Cerimônia de abertura da 47ª Convenção Abras contou com a presença de autoridade...

Veja mais
Teddy Goff traz à 47ª Convenção ABRAS as lições da bem-sucedida campanha digital do presidente Obama

    Teddy Goff abre o ciclo de palestras internacionais da 47ª Convenção Abras ...

Veja mais
Workshop ALAS reúne supermercadistas da América Latina em Atibaia

*Natália Lima, de Atibaia (SP)   A Associação Latino-Americana de Supermercados - ALAS - reu...

Veja mais