Rede de supermercado quer figurar entre as 10 primeiras do setor

Leia em 4min

A experiência com a agricultura e o plantio de arroz, renderam à família Savegnago o interesse em atuar com alimentos, mas de uma forma diferente. Há 37 anos no mercado brasileiro de supermercados, a rede de Sertãozinho, no interior de São Paulo, é comanda até hoje em família, na figura do fundador Aparecido Savegnago e seus filhos, José Carlos , Antônio Aparecido e Sebastião Edson.

Para os próximos anos, a expectativa é ultrapassar os R$ 1,6 bilhão de faturamento e se consolidar no setor supermercadista entre as 10 maiores do setor. A primeira unidade da rede foi inaugurada em Sertãozinho, cidade com pouco mais de 100 mil habitantes e a cerca de 300 quilômetros de distância da capital paulista. Para chegar às 31 unidades de hoje, a rede passou por altos e baixos, mas sem perder a liderança no interior paulista.

Em 2008, a rede, que tem planos de ficar entre as 10 maiores empresas do setor, posições hoje disputadas entre o Sonda Supermercados, Condor, Super Muffato entre outros, chegou a afirmar que compraria a Rede Gimenes, mas o negócio não se efetivou. A desistência evitou que a líder do setor no interior de São Paulo, e que ocupa a 15ª posição no ranking das maiores redes supermercadistas da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), enfrentasse um grande problema. No ano seguinte, o Grupo Ricoy e o Carrefour dividiram a compra das lojas da rede Gimenes após a empresa pedir recuperação judicial.

Mas o susto não frustrou os planos de expansão da Savegnago. Em 2011, para ampliar atuação, a bandeira interiorana investiu cerca de R$ 40 milhões na compra de cinco unidades que pertenciam ao grupo francês Carrefour nas cidades de Ribeirão Preto, Jaboticabal e Monte Alto.

Na data, a rede chegou a 29 lojas em funcionamento, já que todas as operações adquiridas passaram por conversão de bandeira. O superintendente Sebastião Edson Savegnago, mais conhecido como Chalim Savegnago, afirmou em entrevista ao DCI que o segredo do sucesso da rede Savegango está no bom atendimento e na preocupação com a qualidade do que é ofertado ao consumidor. "A rede Savegnago dá prioridade a uma relação ética e de transparência com os seus diferentes públicos. Além disso, a qualidade dos produtos vendidos é uma preocupação constante da rede, assim como a segurança alimentar de nossos clientes", disse.

Com esses princípios, a bandeira, que já tem 31 lojas em atuação, atua somente com o varejo alimentar e usa de outros serviços para atrair a atenção dos seus consumidores que, segundo Savegnago, é a família em geral. "Nas nossas lojas, os consumidores contam com setores como: açougues com carnes de ótima procedência e cortes especiais; padaria com receitas exclusivas e caseiras; frutas, legumes e verduras abastecidos todos os dias e trazidos direto do produtor", explicou ele. Para atender às lojas da rede, o centro de distribuição da Savegnago, localizado em Ribeirão Preto, movimenta cerca de 65 mil caixas por dia.

Além disso, a bandeira se preocupa em trazer a tão esperada comodidade para os seus consumidores, logo, na maioria das suas lojas, eles encontram serviços como lotérica e cinema. "Em várias lojas da rede Savegnago há a junção de outras operações que agregam serviços como: café, floricultura, adega de vinhos, lotéricas, perfumarias, lojas de vestuários infantis, calçados, entre muitas outras opções", argumentou o superintendente, ao que completou: "Em Sertãozinho, por exemplo, em uma das lojas há o cinema Star Cine."

Outro serviço agregado à operação de varejo alimentar foi a venda de combustível. A rede já conta com quatro postos. Para agregar mais valor de mercado à sua marca, além dos Postos Savegnago a família tem o Savegnago Desenvolvimentos Imobiliários (SDI ), que auxilia na expansão da rede.

Para o ano que vem, novas lojas estão previstas, mas o empenho maior está na ampliação das já existentes, conforme explicou o superintendente Chalim Savegnago. "O plano de crescimento da rede Savegnago aponta a abertura de mais lojas em outras cidades do interior de São Paulo e a expansão de outras duas na cidade de Ribeirão Preto, onde o tamanho do empreendimento foi praticamente dobrado para atender às demandas."

A cidade de Franca já se prepara para receber a quarta unidade da rede - a conclusão da construção da loja está prevista para o primeiro bimestre de 2014. Somando assim, 32 lojas. Além das cidades mencionadas, a família Savegnago, estuda a ampliação de sua operação em São Carlos, com a construção da segunda unidade. "Em São Carlos, é estudada a ampliação da rede com a construção da segunda loja. O Savegnago também pretende crescer sua participação no interior paulista e as cidade de Araras e Rio Claro também estão na rota de estudos para implantação", afirmou Savegnago.



Veículo: DCI


Veja também

Simbracs 2013: ABRAS apresenta ações para o bem-estar do consumidor

Vice-presidente Marcio Milan fala sobre bem-estar do consumidor, no Simbracs 2013 Diversos programas da ABRAS e...

Veja mais
Estado ganhará mais 26 lojas de supermercados no próximo ano

Somente neste ano, oito lojas já foram abertas e, até dezembro, mais quatro unidades serão inaugura...

Veja mais
ABRAS participa da 2ª edição do SIMBRACS de 12 a 13 de novembro, em Brasília

Durante o evento, organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior...

Veja mais
ABRAS completa 45 anos e setor supermercadista chega aos 60 anos no Brasil

  Fernando Yamada, presidente da ABRAS Alexandre Padilha, ministro da Saúde Manoel Dias, ministro do ...

Veja mais
Lançamento do Ano: conheça os 13 melhores produtos e a melhor Campanha Promocional na opinião dos supermercadistas

    Premiados da 36ª edição do Lançamento do Ano A revista SuperHiper...

Veja mais
Revista SuperHiper anuncia amanhã (8) os vencedores do prêmio Lançamento do Ano

Acontece amanhã (8) em São Paulo a cerimônia de premiação dos vencedores do Lanç...

Veja mais
ABRAS promove jantar comemorativo do Dia Nacional do Supermercado nesta sexta-feira (8), em São Paulo

Setor comemorará também o aniversário de 60 anos dos supermercados no Brasil e os 45 anos da funda&...

Veja mais
Ceia será mais cara em 2013 devido a alta do dólar

A alta do dólar neste ano encareceu alguns itens tradicionais das festas de fim de ano, como vinhos e frutas impo...

Veja mais
25ª Exponor traz as próximas tendências do setor a partir do dia 6

Evento da Associação dos Supermercados do Rio Grande do Norte deverá receber cerca de 6 mil visitan...

Veja mais