Diversos programas da ABRAS e iniciativas promovidas no ponto de vendas foram apresentadas pelo vice-presidente de Relações Institucionais, Marcio Milan, no painel Bem-Estar do Consumidor: rumo à Cultura de Serviços, que aconteceu na manhã de hoje (12), durante o Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços - Simbracs. Vice-presidente Marcio Milan fala sobre bem-estar do consumidor, no Simbracs 2013
Milan explicou que levar bem-estar ao consumidor é um desafio do setor porque todos os dias cerca de 25 milhões de pessoas entram nos supermercados em todo o País. "Os supermercadistas se esforçam para oferecer mais acesso, conforto, e estão atentos a questões de higiene, limpeza e organização das lojas".
No painel, Milan destacou ainda os investimentos constantes em capacitação pelas empresas supermercadistas, o treinamento on-line e presencial oferecido pela Escola Nacional de Supermercados da ABRAS em todo o País, com apoio das 27 associações estaduais de supermercados.
"Outro aspecto importante do setor é que não vendemos só alimentos, vendemos saúde e o consumidor está cada vez mais atento a questões ligadas ao seu bem-estar, a saudabilidade", afirmou Milan ao apresentar dados da Kantar WorldPanel que mostram que 55% dos consumidores trocariam de marca se encontrassem uma opção mais saudável, e que mais de 60% estão dispostos a cortar sal, fritura, gordura da alimentação.
Além das importantes campanhas de promoção à saúde promovidas pelas empresas supermercadistas, a ABRAS participa junto ao Ministério da Saúde/ Anvisa na promoção da campanha de Redução do Consumo de Sal, desde 2011.
Outra iniciativa que visa ao bem-estar do consumidor é o programa de Rastreamento e Monitoramento de Alimentos - RAMA, criado pela ABRAS em parceria com a Anvisa e o Ministério da Agricultura para o controle do uso de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes, do produtor até o ponto de venda.
A Pecuária Sustentável também é outro ponto de atenção dos supermercadistas, que buscam comercializar produtos com Selo de Inspeção Federal (SIF), controle rigoroso dos fornecedores, evitando assim, a compra de carnes provenientes de fazendas que comprovadamente tenham passivos ambiental e social.
"Buscamos garantir a qualidade e a segurança no consumo dos produtos, nas gôndolas, apoiando a cadeia de abastecimento, porque queremos oferecer cada vez mais saúde, e saúde é bem-estar", afirma o vice-presidente.
Também participaram dos debates deste painel, a presidente do Blue Tree Hotels, Chieko Aoki, o presidente do Inmetro, João Jornada, o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz e o diretor de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde, Bruno Sobral.
ABRAS participará ainda de mais dois debates:
Agora a tarde, o presidente da Abras, Fernando Yamada, participa do Painel "Lideranças do Plano Brasil Maior - PBM" . Amanhã o gerente do Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS, Flávio Tayra, fará parte do Painel Atlas Nacional de Comércio e Serviços: o setor terciário ganha novas perspectivas, às 14h.
Sobre o SIMBRACS
A segunda edição do Simpósio Brasileiro de Políticas Públicas para Comércio e Serviços (SIMBRACS) acontece até amanhã (13), no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, em Brasília (DF). O Simpósio é promovido pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e busca a ampliação dos canais de articulação e diálogo entre os setores público e privado, e trabalhadores.
O Simpósio discutirá as inovações e dará continuidade à disseminação de informações relevantes para a competitividade e a produtividade das empresas que atuam nos setores de Comércio e Serviço. O evento traz este ano diversos painéis divididos em sete eixos temáticos: Empreendedorismo, Relações de Consumo, Fomento, Inovação e Negócios, Capital Humano e Indicadores, Desenvolvimento Regional e Comércio Exterior, além das plenárias.
O SIMBRACS é realizado no âmbito do Plano Brasil Maior (PBM), principal instrumento da política industrial do governo, que inova ao incluir os setores de Comércio, Serviços e Serviços Logísticos em sua estrutura de governança como focos de ação.
Durante o evento, será disponibilizada uma área para estandes. A novidade é que o espaço será reservado para apresentação de soluções inovadoras para os setores de Comércio e Serviços. De acordo com os organizadores, o intuito é oferecer aos participantes a oportunidade de conhecerem o que há de mais tecnológico e inovador no setor terciário.
Por Luciana Martins
Redação Portal ABRAS