É com muito orgulho e respeito que a Abras celebra hoje, 5 de agosto de 2015, o centenário de um dos mais honrosos líderes empresariais de toda a história do setor supermercadista brasileiro, Mamede Paes Mendonça. Homem simples, no ser e no agir, de enorme inteligência e perspicácia, “seu Mamede”, como era chamado, foi um grande mestre do varejo brasileiro, como lembra o presidente da Abras, Fernando Yamada:"Mamede Paes Mendonça foi um dos pioneiros do setor supermercadista brasileiro. Líder nato, a história dele é um grande orgulho para o nosso setor e um brilhante exemplo para todo o empresariado”. Mamede durante a 13ª Convenção Abras em 20.09.1979
Seu Mamede deixou um legado importantíssimo para o setor, inclusive pelo fortalecimento do associativismo, com sua enorme participação para o fortalecimento da Associação Brasileira de Supermercados, a ABRAS, que o reverencia: a sede da Abras em São Paulo, inaugurada em 1994, leva o seu nome.
Quem teve o prazer e a oportunidade de conhecer “seu Mamede” (*) sabe que ele era um matemático nato, com memória invejável, além de excelente negociante, e sabia fazer contas de cabeça numa rapidez incrível e conquistar corações com o seu jeito simples e humilde de ser, que mesmo quando chegou a ser um dos maiores empresários do País, nunca deixou alterar sua personalidade.
Dos secos e molhados, passando pela feira, a um meganegócio, entre os quais a criação do maior hipermercado do Brasil à época, seu Mamede fez história e deixou muitas lições, até a data do seu falecimento, em 21 de outubro de 1995.
Nome: Mamede Paes Mendonça
Nascimento: 05/08/1915 Data de Falecimento: 21/10/1995
Cidade de Nascimento: Serra do Machado - Município de Ribeirópolis – Sergipe
Empresário varejista: Feirante, dono de padaria (1ª. comprada aos 18 anos), 1933. Seu sucesso começou quando abriu uma loja de Secos e Molhados, Aracaju-SE, 1942; Supermercado em Salvador-BA, 1959. Representante da empresa Anglo Mexicana, "Querosene Aurora", 1951. Hipermercado em São Paulo, Marginal Tietê, 1983; Proprietário da cadeia de restaurantes Baby Beef e da rede de Supermercados Paes Mendonça que no final dos anos 80 e início dos 90, chegou a 156 lojas unidades espalhadas pela Bahia, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
Leia mais a respeito do “seu” Mamede na reportagen a seguir:
http://www.abras.com.br/clipping.php?area=20&clipping=52066
Fonte: Redação/Portal ABRAS