Consinco apresenta tecnologia inédita na Convenção ABRAS 2015

Leia em 3min 30s

O Joya é um leitor de código de barras que permite ao cliente registrar e pagar suas compras sem enfrentar filas nos caixas. Novidade está disponível na Exposição e Feira de Tecnologia da ABRAS, que acontece em Atibaia (SP)

 


 

A Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão corporativa (ERP) e de frente de caixa para empresas de varejo, atacado e distribuição, apresenta em seu estande na 5ª Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) o sistema de self-shopping Joya, tecnologia ainda inédita no Brasil. O sistema é composto por leitores de códigos de barras, que permitem ao próprio cliente registrar os produtos que apanhar nas gôndolas fazendo o pagamento em terminais de autoatendimento, sem enfrentar as tradicionais filas dos caixas. A exposição ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia, interior de São Paulo.


A feira acontece todos os anos desde 2011 durante a Convenção ABRAS, que promove o mais importante encontro de líderes supermercadistas, agora em sua 49ª edição. Com duração de três dias, a Convenção traz palestras, workshops e a feira de tecnologia, onde os expositores apresentam suas mais recentes soluções tecnológicas, desenvolvidas para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência dos supermercadistas.


O sistema Joya chega ao Brasil por meio da parceria entre a Consinco e a Datalogic, fabricante italiana de equipamentos de identificação automática, como leitores de códigos de barras e sensores. O sistema torna mais fácil e prática a experiência de compra dos consumidores.


O processo de compra é simples. O cliente previamente cadastrado pode retirar o scanner de mão logo na entrada da loja. Durante as compras, o cliente aponta o equipamento para o código de barras dos produtos escolhidos para adicioná-los ao seu carrinho. Caso queira desistir de algum item registrado, basta pressionar o botão com sinal de menos e apontar o scanner novamente para o código de barras. Ao final da compra, o cliente devolve o aparelho em um quiosque de autoatendimento e realiza o pagamento, sem enfrentar filas nos caixas. "De maneira prática, a solução permite ao cliente reduzir em até 80% seu tempo gasto no check-out", afirma Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco.


Conveniência X risco de fraudes

Para os supermercadistas, a tecnologia pode reduzir custos com mão de obra e, ainda, estimular as vendas, sobretudo dentre os clientes mais apressados, acostumados a desistir de compras quando têm de enfrentar filas nos caixas. "Em algumas lojas na Itália, o Joya já é utilizado em mais de 40% das compras sendo o grande responsável pelo aumento de fidelização dos clientes", diz Sousa. O dispositivo está em operação em mais de 600 estabelecimentos na Europa, estando também disponível em algumas lojas nos EUA e Chile.


O executivo da Consinco informa que o Joya dispõe de mecanismos para evitar fraudes, uma das grandes preocupações dos varejistas. O sistema sorteia consumidores aleatoriamente para passar por uma checagem por um funcionário da loja que verifica se os produtos registrados pelo cliente conferem com o conteúdo do carrinho de compras. Se estiver tudo certo, o cliente acumula uma reputação positiva e reduz as chances de ser novamente sorteado em compras futuras. Caso haja divergências, aumentam-se as chances de uma nova checagem.


Além de funcionar como leitor de códigos de barras, o Joya mostra preços, informações nutricionais e pode ainda ser utilizado para indicar promoções aos clientes. As informações estão disponíveis em tempo real e podem ser atualizadas a qualquer momento pelos funcionários da loja.



Cosinco
Fundada em 1990, a Consinco é especializada em software de gestão corporativa (ERP) para empresas de varejo, atacado e distribuição. Atualmente, os seus sistemas operam em mais de 2 mil estabelecimentos por cerca de 38 mil usuários. A empresa está presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os últimos rankings da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).

 

 


Assessoria de Comunicação da Cosinco


 


Veja também

Vendas nos supermercados devem cair 0,3% em 2015

                    ...

Veja mais
Soluções em mobilidade são destaques da Tlantic na Convenção ABRAS 2015

Ao apostar na "Eficiência e Conveniência ao alcance de todos", empresa aponta tecnologia como principal me...

Veja mais
Setor supermercadista prevê queda real de 0,3% das vendas

São Paulo - O setor supermercadista deve fechar 2015 com queda real de 0,3 por cento nas vendas em relaç&a...

Veja mais
Setor supermercadista prevê queda real de 0,3% das vendas

São Paulo - O setor supermercadista deve fechar 2015 com queda real de 0,3 por cento nas vendas em relaç&a...

Veja mais
Abras revisa projeção de vendas em 2015 para queda de 0,30%

São Paulo - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou nesta terça-feira, 15, ...

Veja mais
PC Sistemas leva portfólio especialista à ABRAS

                    ...

Veja mais
Setor supermercadista já trabalha com perspectiva de queda de vendas para o ano

  Coletiva de imprensa realizada pela ABRAS durante a 49ª Convenção   ...

Veja mais
ABRAS, com apoio de empresas de pesquisas, traz o cenário atual de consumo do Brasil

No primeiro dia da 49ª Convenção ABRAS (15/9), a entidade nacional do setor traz dados de pesquisa qu...

Veja mais
Alas 2015: Conexão com consumidor é fundamental para se diferenciar

Principal conclusão das palestras durante abertura do Workshop ALAS 2015, que acontece em paralelo à Conve...

Veja mais