O Joya é um leitor de código de barras que permite ao cliente registrar e pagar suas compras sem enfrentar filas nos caixas. Novidade está disponível na Exposição e Feira de Tecnologia da ABRAS, que acontece em Atibaia (SP)
A Consinco, desenvolvedora de sistemas de gestão corporativa (ERP) e de frente de caixa para empresas de varejo, atacado e distribuição, apresenta em seu estande na 5ª Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados) o sistema de self-shopping Joya, tecnologia ainda inédita no Brasil. O sistema é composto por leitores de códigos de barras, que permitem ao próprio cliente registrar os produtos que apanhar nas gôndolas fazendo o pagamento em terminais de autoatendimento, sem enfrentar as tradicionais filas dos caixas. A exposição ocorrerá entre os dias 15 e 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia, interior de São Paulo.
A feira acontece todos os anos desde 2011 durante a Convenção ABRAS, que promove o mais importante encontro de líderes supermercadistas, agora em sua 49ª edição. Com duração de três dias, a Convenção traz palestras, workshops e a feira de tecnologia, onde os expositores apresentam suas mais recentes soluções tecnológicas, desenvolvidas para aumentar a produtividade e melhorar a eficiência dos supermercadistas.
O sistema Joya chega ao Brasil por meio da parceria entre a Consinco e a Datalogic, fabricante italiana de equipamentos de identificação automática, como leitores de códigos de barras e sensores. O sistema torna mais fácil e prática a experiência de compra dos consumidores.
O processo de compra é simples. O cliente previamente cadastrado pode retirar o scanner de mão logo na entrada da loja. Durante as compras, o cliente aponta o equipamento para o código de barras dos produtos escolhidos para adicioná-los ao seu carrinho. Caso queira desistir de algum item registrado, basta pressionar o botão com sinal de menos e apontar o scanner novamente para o código de barras. Ao final da compra, o cliente devolve o aparelho em um quiosque de autoatendimento e realiza o pagamento, sem enfrentar filas nos caixas. "De maneira prática, a solução permite ao cliente reduzir em até 80% seu tempo gasto no check-out", afirma Silvio Sousa, diretor comercial da Consinco.
Conveniência X risco de fraudes
Para os supermercadistas, a tecnologia pode reduzir custos com mão de obra e, ainda, estimular as vendas, sobretudo dentre os clientes mais apressados, acostumados a desistir de compras quando têm de enfrentar filas nos caixas. "Em algumas lojas na Itália, o Joya já é utilizado em mais de 40% das compras sendo o grande responsável pelo aumento de fidelização dos clientes", diz Sousa. O dispositivo está em operação em mais de 600 estabelecimentos na Europa, estando também disponível em algumas lojas nos EUA e Chile.
O executivo da Consinco informa que o Joya dispõe de mecanismos para evitar fraudes, uma das grandes preocupações dos varejistas. O sistema sorteia consumidores aleatoriamente para passar por uma checagem por um funcionário da loja que verifica se os produtos registrados pelo cliente conferem com o conteúdo do carrinho de compras. Se estiver tudo certo, o cliente acumula uma reputação positiva e reduz as chances de ser novamente sorteado em compras futuras. Caso haja divergências, aumentam-se as chances de uma nova checagem.
Além de funcionar como leitor de códigos de barras, o Joya mostra preços, informações nutricionais e pode ainda ser utilizado para indicar promoções aos clientes. As informações estão disponíveis em tempo real e podem ser atualizadas a qualquer momento pelos funcionários da loja.
Cosinco
Fundada em 1990, a Consinco é especializada em software de gestão corporativa (ERP) para empresas de varejo, atacado e distribuição. Atualmente, os seus sistemas operam em mais de 2 mil estabelecimentos por cerca de 38 mil usuários. A empresa está presente em 35% dos maiores varejistas e 30% dos maiores atacadistas do País, segundo os últimos rankings da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) e da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD).
Assessoria de Comunicação da Cosinco