Justin Smith destaca ações de sustentabilidade do Woolworths na 49ª Convenção ABRAS

Leia em 2min

*Por Giseli Cabrini, de Atibaia (SP)


Palestra do Justin Smith durante a 49ª Convenção ABRAS

 

"Sustentabilidade como foco estratégico para os varejistas de mercados emergentes" foi o tema da palestra realizada pelo responsável pela sustentabilidade do grupo Woolworths, na África do Sul, Justin Smith, na manhã desta quarta-feira, 17 de setembro, durante a Convenção ABRAS 2015.


De acordo com o executivo, que está em sua segunda visita ao Brasil, os dois países possuem realidades muito semelhantes em relação à economia, biodiversidade e paixão pelo futebol.


Durante a exposição, Smith compartilhou as boas práticas na área de sustentabilidade, na África do Sul, desenvolvidas pelo grupo Woolworths, que é a 18ª maior rede varejista do mundo. "Trabalhamos com o conceito de valores que geram valor. E esses valores são: qualidade e estilo, serviço, valor, inovação, integridade, energia e sustentabilidade."


Ele explicou que, em 2007, o grupo formalizou esse esforço rumo à integração da sustentabilidade aos valores da companhia por meio da criação do programa GBJ (Good Business Journey), que em português significa "uma boa jornada de negócios." Em linhas gerais, o programa envolve ações como: comércio ético, agricultura sustentável, uso racional de recursos naturais (principalmente água), eficiência energética e redução do desperdício. Importante destacar que todas as iniciativas devem envolver todos os colaboradores da empresa: desde o CEO ao estagiário. E ainda: clientes e stakeholders.


Segundo Smith, mais do que resultados financeiros, um programa de sustentabilidade bem executado gera ganhos para todos no sentido de poupar recursos naturais escassos e contribuir para causas sociais. Isso sem contar o fortalecimento da imagem e da reputação do negócio. E que, embora o varejo não tenha toda expertise necessária nesse tema, deve buscar parceiros que o levem a isso, assim como o grupo Woolworths, que faz um trabalho conjunto com a World Wide Fund for Nature (WWF), na África do Sul.


Realizada pela Associação Brasileira de Supermercados, a Convenção ABRAS 2015, acontece até amanhã, 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), em paralelo à 5ª edição da Feira de Tecnologia, com as últimas tendências em equipamentos e serviços para o varejo.

 

 

*Giseli Cabrini é repórter da SuperHiper, publicação da ABRAS


Veja também

Marlin Hutchens, vice-presidente de Operações do Walgreens, fala da força da rede na Convenção ABRAS

*Por Wagner Hilário     A terceira palestra da Convenção ABR...

Veja mais
Solenidade de abertura da 49ª Convenção ABRAS reúne grandes líderes do varejo

     Presidente da ABRAS, Fernando Yamada         &nbs...

Veja mais
Unecs estabelece prioridades e novos rumos

Representantes das sete entidades que integram a União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços...

Veja mais
Consumidor apela para racionalidade e já reduz lista de compra no mercado

Primeiros produtos a sair da aquisição mensal dos brasileiros foram as bebidas alcoólicas e n&atild...

Veja mais
Crise impacta setor supermercadista

                    ...

Veja mais
Supermercadistas ensaiam recuperação em 2016

                    ...

Veja mais
Abras revisa projeção de vendas em 2015 para queda de 0,30%

São Paulo - A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) revisou nesta terça-feira, 15, ...

Veja mais
Consinco apresenta tecnologia inédita na Convenção ABRAS 2015

O Joya é um leitor de código de barras que permite ao cliente registrar e pagar suas compras sem enfrentar...

Veja mais
Vendas nos supermercados devem cair 0,3% em 2015

                    ...

Veja mais