O Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a GfK, mostra que os empresários do setor estão receosos em relação ao cenário macroeconômico do Brasil. O resultado de outubro 46,6 (numa escala de 0 a 100) é 2,2 pontos inferior que o apresentado em agosto (48,8), e confirma a tendência de que os varejistas continuam reticentes quanto à projeção de crescimento das vendas de suas empresas. Na avaliação do indicador, 50 é considerado estável, portanto, o número registrado em outubro é um pouco abaixo dessa média.
Com periodicidade bimestral, o Índice de Confiança da ABRAS e da GfK contém três perguntas relativas ao último trimestre vivido e três sobre as expectativas dos próximos 12 meses. A parte de passado tem peso de 40% na composição do índice, ao passo que o futuro tem peso maior, 60%. Como dito antes, 50 é o ponto de equilíbrio do ICS, o indicador abaixo desse patamar mostra um mercado com perspectiva de baixa e, acima de 50, um mercado com perspectivas de alta.
O Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e a GfK começaram a pesquisar o Índice de Confiança do Supermercadista em setembro do ano passado, na Convenção ABRAS 2014. Na época, o indicador apresentou resultado positivo (65 em escala de 0 a 100), demonstrando a confiança que havia no mercado consumidor brasileiro. Depois disso, o indicador foi pesquisado novamente em fevereiro e a partir daí, tem sua avaliação realizada a cada dois meses.
ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 294,9 bilhões em 2014, é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).
Redação Portal ABRAS