Setor supermercadista projeta vendas estáveis para o Natal

Leia em 2min 30s

O setor supermercadista brasileiro espera desempenho estável para as vendas de final de ano, em relação à mesma época de 2014, de acordo com a Pesquisa de Natal ABRAS 2015, realizada pelo Departamento de Economia e Pesquisa da entidade, divulgada hoje (4).

 

"Levando-se em conta o momento difícil da economia brasileira, esperar um Natal estável (+0,4%), como demonstrado pela nossa pesquisa, é ser otimista. Acreditamos que a tradição das festas de Natal e de Réveillon impulsione o consumo nos supermercados neste final de ano. As encomendas das empresas do setor para a indústria e demais fornecedores continuam, mesmo em volumes menores, e acreditamos no período como forte aliado para equilibrar o resultado de vendas das empresas no ano", destaca presidente do Conselho Consultivo da ABRAS, Sussumu Honda.

 


Produtos mais vendidos
O setor espera que as vendas nominais de cerveja cresçam 17,4% no período das festas, mas como o preço deste item varia 12,7% em um ano, o crescimento real esperado nessas vendas é de 4,2%. Outros itens, como peixes devem apresentar queda real nas vendas de fim de ano (veja mais detalhes na apresentação abaixo).


Quanto aos produtos típicos de Natal, o setor espera, por exemplo, que as vendas nominais de frutas frescas cresçam 17% no período, mas como seus preços variaram 13,2% no ano, o crescimento real esperado é de 3,4%. Vinhos nacionais, peru e tender devem registrar queda real em suas vendas.
Como era de se esperar, com o aumento do dólar, os produtos importados ficaram mais caros, como vinhos, espumantes, frutas secas e bacalhau (confira as variações na apresentação).


Contratações
A Pesquisa de Natal 2015 também apurou as expectativas de contratação por parte das empresas do setor, e identificou que 25,4% dos supermercadistas pretendem contratar mão de obra temporária para o período de final do ano. O número é inferior ao apresentado em 2014, o qual identificou perspectiva de 37,1% de contratação.
Dentre as funções informadas pelos entrevistados que serão contratadas este ano estão: empacotador (21,1%), repositor (19,3%), operador de caixa (17,5%), funcionários de seção de hortifrúti (8,8%) e funcionários de seção de frios e laticínios (5,3%).


Metodologia
A Pesquisa de Natal ABRAS 2015 foi realizada entre 28/9 a 23/10 por meio de questionário on-line com as principais redes de supermercados do país.


ABRAS
A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 294,9 bilhões em 2014, é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).

 


Clique aqui e confira a Pesquisa de Natal ABRAS 2015 na íntegra.

 

 

 

Redação Portal ABRAS


Veja também

Empresários do setor supermercadista estão receosos quanto ao crescimento das suas vendas

  O Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Associação Brasileira de Su...

Veja mais
ABRAS comemora Dia Nacional do Supermercado com jantar em São Paulo

    No próximo dia 12 de novembro, às 19 horas, a Associaç&atil...

Veja mais
Diretores da Unecs discutem a crise em fórum do comércio

Wagner Hilário, de Brasília          Com o destaque no...

Veja mais
ABRAS divulga Pesquisa de Natal 2015

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro...

Veja mais
Fórum Varejo Lixo Zero tem avanços de SC reconhecidos internacionalmente

   Presidente da ACATS, Atanázio dos Santos Netto Diretoria da ACATS e ...

Veja mais
Redes inovam para driblar a queda nas vendas

Com a perspectiva de fechar o ano com queda de 0,30% nas vendas, supermercadistas estão ampliando as opç&o...

Veja mais
‘Atacarejo’ contra inflação

                    ...

Veja mais
Enquanto isso... Vendas caem

A comercialização nos supermercados brasileiros apresentou queda de 3,11% no mês passado, ante igual...

Veja mais
Vendas reais de supermercados recuam 3,11% em setembro

                    ...

Veja mais