A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) participou da 2ª edição da Expo Yoshida Verão, realizada em Biritiba Mirim (SP) de 7 a 9 de dezembro, pela empresa Yoshida & Hirata. O evento trouxe expositores de soluções tecnológicas voltadas ao desenvolvimento de novas variedades de hortaliças, com temas sobre tratamentos de doenças e pragas por meio de agentes biológicos, reorganização molecular, luzes como propulsores do crescimento, economia de água, entre outros.
A convite de um de seus expositores, a Sakata Seeds, a ABRAS teve a oportunidade de participar do evento em campo, por meio do gerente, Jeferson Moreira, para conhecimento sobre a área de FLV e das últimas tecnologias de ponta utilizadas na produção de alimentos de melhor qualidade e mais seguros para o consumo.
A entidade Nacional criou em 2012 o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA)*, que tem como um de seus alicerces a aproximação entre todos os elos da cadeia produtiva de alimentos. O programa traz na prática as inovações voltadas à uma agricultura cada vez mais sustentável, na busca constante da melhoria da qualidade e segurança dos produtos ofertados pelos supermercados.
RAMA*
O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) da ABRAS foi lançado em 2012. Tem abrangência nacional, e conta hoje com a participação de 40 empresas varejistas (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil). O RAMA já atingiu 852,7 mil toneladas rastreadas no terceiro trimestre de 2016, resultado de um forte trabalho da ABRAS por alimentos mais seguros para os consumidores brasileiros. O Programa RAMA conta com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Redação Portal ABRAS