Supermercados regionais crescem mais e consolidam relevância

Leia em 2min 40s

Os supermercados regionais e de médio porte apresentam taxas de crescimento superiores as das grandes redes e acima também da média do ramo. Alguns varejistas, como o Grupo Pereira, Muffato e Savegnago tiveram expansão no faturamento bruto de mais de 16% no ano passado, enquanto o setor cresceu 4,3%.

 

Os dados fazem parte do “Ranking Abras”, pesquisa divulgada ontem pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) durante sua convenção anual. O levantamento mostra que, dentre as vinte maiores empresas de supermercados, a que mais cresceu em 2017, na comparação com os dados do estudo anterior, foi o Grupo Pereira.

 

A empresa, dona das marcas Comper, Fort Atacadista e Bate Forte, viu um avanço de 18,97% na receita bruta, que somou R$ 5,77 bilhões. Na sequência, em termos de maior expansão, ficou a rede paranaense Muffato, que cresceu 18,39%, atingindo um faturamento de R$ 6,012 bilhões e figurando na quinta colocação do ranking.

 

O cenário se repetiu com outras companhias do mesmo perfil – atuação focada em uma região e tamanho médio – analisadas no estudo. O Savegnago, por exemplo, cresceu 16,87% e os Supermercados BH, de Minas Gerais, 10,45%. De acordo com os dados da Abras, as duas maiores do País, Carrefour e Grupo Pão de Açúcar, apresentaram crescimentos bem inferiores, de 1,12% e 7,7%.

 

O melhor desempenho dos supermercados regionais é explicado, principalmente, pelo perfil de atendimento mais próximo do cliente e pela facilidade de entender melhor o consumidor local. O estilo de atuação permite, dentre outras coisas, que as redes ofereçam um mix de produtos mais condizente com as necessidades da região.

 

“Os supermercados regionais conseguem se adaptar mais rápido e entender melhor o seu consumidor. As grandes redes muitas vezes tentam padronizar tudo”, explica o diretor da consultoria GfK, Marco Aurélio Lima.

 

“Temos visto um desempenho melhor desses supermercadistas nos últimos anos. Quem coloca o cliente no centro e entende o que ele quer acaba se saindo melhor e, quando se tem menos lojas, é mais fácil fazer isso de forma assertiva”, complementa a consultora de varejo da Nielsen, Ana Szasz.

 

Panorama

 

O setor como um todo registrou no ano passado faturamento bruto de R$ 353,2 bilhões, mostra o estudo da Abras. Comparado com os R$ 338 bilhões apurados em 2016, a alta foi de 4,3%, em termos nominais. “Foi um ano difícil, o desemprego e a perda de renda ainda afetaram o setor”, diz o presidente da entidade, João Sanzovo Neto.

 

Em relação a abertura de novas lojas, houve avanço, mas em um ritmo menor do que o registrado em 2016 e 2015. Segundo a associação, o número de pontos de venda cresceu 0,4%, para 89,3 mil. Em 2016 a expansão foi de 0,5% e em 2015 de 1,2%. Já em número de vagas, o avanço foi de 1,1%, na comparação interanual, para 1,822 milhões de empregos formais.

 

Fonte: Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo


Veja também

Preços em supermercados devem subir acima da inflação em 2018

Os preços no supermercado de produtos de alto consumo tendem a subir acima do IPCA em 2018, conforme a previs&ati...

Veja mais
Setor supermercadista fatura R$ 35 bilhões em Minas Gerais

O faturamento do setor supermercadista mineiro chegou a R$ 35 bilhões em 2017, cerca de 10% dos R$ 353,2 bilh&oti...

Veja mais
MDS firma parceria com o setor de supermercados para ofertas de vagas no Progredir

Promover a autonomia das famílias de baixa renda, oferecendo oportunidade de emprego e qualificação...

Veja mais
Bahamas é a 16ª maior rede de supermercados do país

O Grupo Bahamas é a 16ª maior rede de supermercados do país, conforme ranking realizado pela Associa&...

Veja mais
Associação lança portal de e-commerce para pequenos varejistas

A Associação Brasileira de Supermercados (Abras) lançou nesta segunda-feira a plataforma Meu Mercad...

Veja mais
Faturamento de setor de supermercados cresce 4,3% em 2017

O setor supermercadista brasileiro teve faturamento R$ 353,2 bilhões em 2017, o que representou crescimento nomin...

Veja mais
Convenção ABRAS 2018: Tlantic apresenta inovação e tecnologia

São Paulo - A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) completa 50 anos este ano e promete re...

Veja mais
Setor supermercadista fatura R$ 353,2 bilhões em 2017

O setor supermercadista brasileiro registrou faturamento de R$ 353,2 bilhões em 2017, um crescimento nominal de 4...

Veja mais
Abilio Diniz minimiza problemas na governança da BRF

O empresário Abilio Diniz relativizou os recentes episódios envolvendo a governança da BRF, empresa...

Veja mais