Entrega do prêmio Mulheres que inspiram o varejo a Hiltrudes (verde) Junia Nogueira de Sá durante palestra sobre equidade de gênero
Hiltrudes Fantini Pereira, matriarca e CIO (Chief Inspiration Officer) do Grupo Pereira (SDB Comércio de Alimentos Ltda.), de 88 anos de idade, foi a grande vencedora da primeira edição do prêmio "Mulheres que Inspiram no Varejo" realizado por Dove em parceria com a Abras - Associação Brasileira de Supermercados.
O resultado do concurso, que teve como objetivo reforçar a importância da autoestima e igualdade de gênero no varejo foi divulgado na noite de quinta-feira (8), data em que o varejo comemorou o Dia Nacional do Supermercadista.
Além de Hiltrudes, outras duas profissionais também foram homenageadas durante a premiação por terem sido indicadas como mulheres que inspiram em suas empresas. Foram elas, Daniela Scalfi Fernandes, diretora administrativa e financeira do Supermercados Pague Menos, e Rosa Cunha, diretora de marketing do Inter Supermercados. Ambas ficaram entre as três finalistas e receberam menção honrosa pela participação no concurso.
Hiltrudes, conhecida popularmente como Dona Trude, começou a trabalhar no comércio aos 16 anos de idade na zona rural do Limoeiro, bairro pertencente aos municípios de Brusque e Itajaí, em Santa Catarina. Transformou um pequeno negócio local em uma rede varejista e atacadista que hoje emprega mais de 12 mil funcionários no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Distrito Federal.
Júlio Campos, vice-presidente de Vendas da Unilever, que participou do evento ao lado de outros renomados profissionais do varejo e da indústria brasileira, destacou a importância da perseverança feminina. "As mulheres ainda são minoria no mercado de trabalho e Dove sabe que a baixa autoestima pode ser um fator limitante para que elas atinjam o seu potencial máximo, tanto no que diz respeito ao seu desenvolvimento pessoal quanto profissional. Por isso, através do prêmio ‘Mulheres que Inspiram no Varejo', queremos celebrar histórias inspiradoras de mulheres como a da Dona Hiltrudes, que acreditou em si e, entre outros desafios, superou o prejuízo de uma enchente que quase levou o seu negócio à falência e graças a sua autoestima e força de vontade conseguiu dar a volta por cima e crescer no mercado".
Júlio também chamou atenção para a responsabilidade de todos os setores e em especial o varejo, em favorecer com igualdade de oportunidades pessoas com competências e engajamento semelhantes.
Participaram da palestra sobre "Equidade de Gênero", a jornalista e apresentadora Ana Paula Padrão; Roberta Rivaldo, executiva de RH no Grupo Carrefour; Rachel O. Maia, consultora, palestrante e colunista que faz parte do 0,4% de mulheres negras que ocuparam cargos de presidência em grandes empresas do Brasil; e Maria de Fátima de Jesus, única mulher do grupo de diretores da Abras e diretora-presidente da Rede Quartetto Supermercados.
A jornalista Junia Nogueira de Sá também contribuiu para o evento ao falar sobre "Diversidade, Inclusão, Igualdade e Equidade de Gênero". "Valorizar e incluir de verdade a mulher, com ações de equidade melhora o ambiente de trabalho, a retenção de talentos, a produtividade, a rentabilidade e a imagem da corporação junto à opinião pública. A prática transforma as corporações em organizações mais inovadoras, conectadas com a realidade, engajadas e capacitadas para dialogar com a sociedade."
Unilever
A Unilever é uma líder mundial na comercialização de produtos alimentícios, de limpeza doméstica, de cuidados pessoais com vendas em mais de 190 países, alcançando 2,5 bilhões de consumidores por dia. A empresa tem 161 mil funcionários e gerou vendas de € 53.7 bilhões no ano de 2017. Mais da metade (57%) da pegada da empresa se encontra nos mercados emergentes e em desenvolvimento. A Unilever possui mais de 400 marcas, que são encontradas em domicílios ao redor do mundo.
No seu Plano de Sustentabilidade a Unilever se compromete a:
- Ajudar mais de um bilhão de pessoas a tomar iniciativas para melhorar sua saúde e bem-estar até 2020.
- Reduzir pela metade o impacto ambiental de nossos produtos até o ano 2030.
- Melhorar as condições de vida e trabalho de milhões de pessoas até o ano 2020.
O USLP cria valor ao estimular o crescimento e a confiança, eliminando custos e reduzindo riscos. As marcas de vida sustentável da empresa estão crescendo 50% mais rápido que o resto do negócio e entregaram mais de 60% do crescimento da empresa em 2016.
A Unilever ocupou o primeiro lugar em seu setor no Índice Dow Jones de Sustentabilidade 2017. No índice FTSE4Good, obteve a pontuação ambiental máxima de 5. Liderou a relação de Líderes Globais em Sustentabilidade Corporativa na pesquisa anual GlobeScan/SustainAbility 2017 pelo sétimo ano consecutivo e alcançou quatro ratings A em Mudanças Climáticas, Água, Florestas e Envolvimento de Fornecedores no relatório da Rede Global de Sustentabilidade 2018 da CDP. A Unilever comprometeu-se a tornar-se positiva em termos de carbono em suas operações até 2030 e a garantir que 100% de suas embalagens plásticas sejam totalmente reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
No Brasil, há 89 anos, os produtos da Unilever são encontrados em 100% dos lares brasileiros, e, ao longo de um ano, atingem, mensalmente, 46 milhões de domicílios. São mais de oito décadas de sucesso, conquistas, convívio e relacionamento com o consumidor, antecipando desejos, atendendo necessidades e construindo marcas consagradas como Arisco, Axe, Brilhante, Cif, Close-Up, Comfort, Dove, Fofo, Hellmann's, Kibon, Knorr, Lifebuoy, Lux, Maizena, OMO, Rexona, Seda, TRESemmé, VIM, entre outras.
Para obter mais informações sobre a Unilever e suas marcas, acesse www.unilever.com.br
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unilever