O atacarejo utiliza a plataforma digital VTEX que trabalha a omnicalidade em suas lojas
A VTEX (NYSE: VTEX), a plataforma de comércio digital para grandes empresas destinada a marcas e varejistas, criou uma solução customizada de ecommerce para a rede Giga Atacado, permitindo que a marca atendesse aos públicos B2C e B2B. Em apenas 40 dias de projeto, as vendas estão tracionando e chegando a 30% da meta prevista para o período. As projeções são de que as conversões, que já batem a casa de 1,10%, sigam em crescimento.
Fundado em 2009, o Giga Atacado é especialista em atacarejo no Brasil, atendendo desde um público B2B, com foco em pequenos comerciantes, até o consumidor pessoa física, que busca o melhor custo-benefício nas compras de supermercado. Foi em busca de elevar o patamar de atendimento aos seus diferentes públicos e ocupar protagonismo em um nicho de mercado digital que a rede decidiu apostar na VTEX como provedora do seu novo canal de venda: o ecommerce www.giga.com.vc. O projeto teve início em novembro de 2020 e o site foi ao ar em 31 de julho de 2021. A solução foi desenvolvida na plataforma nativa B2C da VTEX, que foi customizada para atender as necessidades do B2B da marca.
Atualmente, já é percebido um crescimento de 40% em pedidos para CNPJ na plataforma (agosto/21 x setembro/21) e a rede já identificou crescimento de 12% no ticket médio de produtos comprados via ecommerce. “É um resultado que traduz a base da omnicanalidade. Não é apenas criar um novo canal de vendas, mas oferecer a mesma experiência de compra para os clientes em todos eles. Agora, assim como na loja física, no ecommerce de Giga Atacado é possível comprar desde a unidade até grandes quantidades de um produto e ficamos muito felizes de construir isso juntos”, explica Rafa Forte, Presidente da VTEX no Brasil.
Drive thru: eficiência no Clique e Retire
O ecommerce de Giga Atacado oferece as opções de ship from store, quando os produtos saem do estoque das lojas físicas para entrega na casa do cliente, e a opção pick up in store, o Clique e Retire na loja. Nesta segunda modalidade, a rede investiu na construção de uma estrutura dedicada na loja do Giga Limão, uma área de 1500 m² foi projetada para atender aos clientes em menos de um minuto. Essa infraestrutura assegurou o nosso compromisso de preço de atacado na mala do seu carro em menos de um minuto.
De acordo com o Gerente de Ecommerce da rede, a adesão a esta modalidade está acima do projetado. Cerca de 30% dos pedidos faturados são de clientes que optam pelo Clique e Retire, participação acima do mercado.
Do início ao fim, o projeto contou com o serviço de Guidance fornecido pelo time de Serviços Avançados da VTEX. A equipe é composta por especialistas que analisam todos os aspectos de performance do cliente e propõe soluções para reduzir o tempo de carregamento, melhorar o ranqueamento em mecanismos de busca e aumentar a conversão. “Poder contar com esse apoio em todas as etapas e integrações complexas foi um fator de sucesso determinante para nós”, conta Renato Rodrigues, Gerente de Ecommerce do Giga Atacado.
O objetivo da rede é expandir a modalidade Clique e Retire com drive thru para mais duas lojas até o final deste ano. Transformar o ecommerce em marketplace também está nos planos do Giga Atacado para 2022.
“A experiência tem sido muito positiva com a plataforma VTEX. Temos um site efetivo, rápido e com customizações pensadas especificamente para as necessidades dos nossos clientes”, conclui Renato.
Redação SuperHiper