GPA sofre com queda de vendas no segmento premium

Leia em 2min 40s

Prévia operacional da companhia aponta que a receita bruta consolidada supera os R$ 11 bi

 

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) registrou receita bruta total consolidada de R$ 11,1 bilhões no primeiro trimestre de 2022, segundo a prévia operacional da companhia. O resultado considera as operações brasileiras e o Grupo Éxito, além de não excluir as operações Extra Hiper, postos e farmácias.

 

A varejista reforça que o primeiro trimestre foi marcado pela transição de sua operação no Brasil e pela manutenção da retomada do Éxito. “Importante destacar que as lojas Extra Hiper, tanto as que foram fechadas no começo do ano como as que estão abertas e serão convertidas, serão alocadas em atividade descontinuada”, ressalta o GPA.

 

Ainda no consolidado, o indicador vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceu 11,2% entre janeiro e março. As operações do GPA Brasil tiveram receita bruta de R$ 4,72 bilhões no período.

 

Considerando apenas o chamado Novo GPA Brasil, que exclui hipermercados e drogarias, o faturamento foi de R$ 4,19 bilhões no primeiro trimestre. Enquanto vendas mesmas lojas caiu 0,9% para os dois resultados.

 

Mesmo com um cenário macroeconômico desafiador, queda de venda do mercado no segmento premium e mudanças operacionais ocasionadas pelos ajustes necessários à transformação do Novo GPA, a bandeira Pão de Açúcar ficou em linha com o mesmo período de 2021. No 1T22, mesmo com o fechamento de todas as lojas de hipermercado, a penetração de vendas online total foi de 9,9% e a venda do e-commerce totalizou R$ 369 milhões, crescimento de 44% vs 1T21, excluindo as vendas dos hipermercados que foram descontinuados.

 

“Na bandeira Pão de Açúcar apresentamos um leve, mas importante crescimento, mesmo com o mercado premium em regressão segundo a Nielsen. Esse resultado nos dá confiança de que a estratégia traçada se mostra ganhadora. Tivemos um efeito pontual na ruptura muito alto, explicado pelo momento de ajuste na malha logística devido à saída dos hipermercados. Essa adequação da malha já foi superada e no início de abril já estamos com níveis em patamares pré-transação.

 

Outro impacto negativo na bandeira foi a dificuldade de importação nos últimos 2 meses, principalmente devido à falta de contêineres. Com isso, a participação de alguns produtos em categorias importantes está sofrendo com ruptura”, diz o comunicado aos investidores do GPA.

 

Já o Grupo Éxito, que opera na Colômbia, Uruguai e Argentina, teve receita bruta de R$ 6,91 bilhões de janeiro a março, com o indicador vendas mesmas lojas subindo 20,8% na base anual.

 

Segundo o GPA, diante a valorização do real em relação ao peso colombiano, o crescimento total lojas do Éxito foi de 5,2% na comparação com o mesmo trimestre de 2021.

 

O Grupo Pão de Açúcar diz que, nos três primeiros meses deste ano, foram fechados 41 hipermercados e 68 drogarias da bandeira Extra, enquanto abriu duas lojas Minuto Pão de Açúcar. O Éxito, por sua vez, encerrou as atividades de 13 unidades na Colômbia, sendo quatro para conversão, e uma no Uruguai.

 

Fonte: Valor


Veja também

Grupo inaugura atacarejo sustentável na RM de Porto Alegre

Unidade com 4 mil m² vai atender ao público que trafega pela BR-116 oferecendo ótimas opç&otil...

Veja mais
Carrefour Brasil registra forte recuperação no volume de alimentos em ambos os formatos

Vendas do Grupo no Brasil ultrapassaram os R$ 20 bilhões no primeiro trimestre   O Grupo Carrefour&nb...

Veja mais
Assaí bate recorde em receita líquida para 1T

Alta performance do grupo de atacarejo é uma somatória de novas lojas, e-commerce e bom desempenho nas mes...

Veja mais
Novos atacarejos aquecem mercado de trabalho

Crescimento do modelo em todo o país gera centenas de novos empregos alimentando ainda mais a economia local &nb...

Veja mais
Atacarejo vira reduto de famílias das classes A e B

Pressão inflacionária tem criado um novo movimento de compras entre as pessoas de classe média e al...

Veja mais
GBarbosa retoma Vale Luz em parceira com a Neoenergia

Projeto dá desconto na conta de luz a partir da troca de resíduos recicláveis nas lojas GBarbosa Co...

Veja mais
Supermercado online se destaca em ranking de personalização

Thrive Market, focada em produtos saudáveis e sustentáveis, se destaca em estudo global por sua estrat&eac...

Veja mais
Assaí passa por um retrofit para atingir um novo cliente

Grupo quer levar uma nova experiência aos consumidores pouco acostumados aos atacarejos rústicos e tradicio...

Veja mais
Grupo Mateus fecha o mês de março com quatro inaugurações

Hoje, rede soma 218 lojas em operação nas regiões Norte e Nordeste   Durante o mês de ...

Veja mais